O mundo comercial sempre foi munido de uma série de exigências importantes dentro dos mais…
É normal que o gestor tenha a preocupação de que ao criar um e-commerce, sua loja física acabe perdendo um pouco da sua força para vender. E até mesmo que com os dois canais de venda (físico e virtual) um acabe atrapalhando o outro. Mas provavelmente estes lojistas não conhecem ou não ouviram falar de omni-channel. Hoje o consumidor pode pesquisar na internet e comprar na loja física; e pode também fazer o inverso. Isto é o omni-channel, um conceito onde o que importa é a comodidade do consumidor para comprar. Ou seja, o lojista deve ter em mente que quanto mais canais de venda ele tiver, maiores serão os seus lucros! Para comprovar como um lojista pode lucrar mais investindo numa loja virtual vamos ver as vantagens de e-commerce num negócio e o que pode ser feito para tirar proveito desta estratégia, pensando principalmente nas vendas.
Antes de irmos aos exemplos é interessante informar que o comércio eletrônico continua em plena expansão e crescimento, enquanto que os canais offline estão em baixa. Portanto, uma loja virtual aumentará os lucros do negócio como um todo, além de impulsionar as vendas de sua loja física. Para aumentar o seu faturamento é só conferir as vantagens que uma loja virtual pode proporcionar para sua empresa nos exemplos que iremos listar.
Mais comodidade para o cliente
O nível de qualidade das lojas virtuais faz com que o consumidor se sinta seguro para comprar tranquilamente. Muito diferente de alguns anos atrás quando informar o número de cartão de crédito era algo custoso e que deveria ser pensado várias vezes. E se hoje essa preocupação é extremamente baixa, quem tem uma loja física ainda ganha em credibilidade e reconhecimento da marca, praticamente eliminando as chances de desistência por alguma insegurança.
O amadurecimento do e-commerce permite a praticidade de realizar compras através do smartphone, sendo esta uma excelente maneira de aumentar as vendas. O consumidor sabe disto e aproveita deste conforto para fazer suas compras.
Destaque no Mercado
A internet é o principal canal para pesquisas sobre produtos e serviços. E o lojista só tem a ganhar quando oferece a comodidade de atender seus clientes através de sua loja virtual. Num mercado acirrado esta é uma excelente maneira de uma loja física ter um diferencial e se destacar de seus concorrentes.
E ainda existe a possibilidade do caminho contrário, quando o consumidor pesquisou sobre um produto, teve contato com sua marca online e depois, no momento de comprar, resolveu passar na sua loja física. Ou seja, um e-commerce pode se tornar uma ferramenta de marketing e vendas para sua loja física.
Loja Virtual = Extensão de suas Redes Sociais
Imagine que um cliente em potencial deseja informações sobre um produto e enviou uma mensagem para seus perfis nas redes sociais. Prestar um bom atendimento e dizer que está com um bom preço nem sempre será o suficiente para que o cliente visite sua loja física. Mas quando conta com um e-commerce pode direcioná-lo diretamente para a realização do pedido!
Hoje as redes sociais são uma extensão das lojas virtuais e funcionam muito bem como um canal de vendas, mas só funcionam de verdade se tiver um e-commerce planejado e preparado para atender seu público.
Total Controle e Mensuração dos Resultados
Em um e-commerce é possível mensurar todas as ações e campanhas, entendendo bastante sobre o comportamento do consumidor. Isso pode ser útil, pois quando você entende desejos e anseios de seu público, aumentam suas chances de vender. Assim você pode investir em melhorias na sua loja física baseando-se em informações mais tangíveis e que reduzem a possibilidade de falhas.
Alguns exemplos do que consegue-se mensurar incluem a origem das mídias online – isso é bom porque gera uma conversão para sua loja virtual – e conteúdos nas redes sociais que promoveram maior interação – assim conseguimos traçar o caminho que gerou tráfico para seu site. Mensurações ainda mais técnicas, como o ROI (Return Over Investment – Retorno Sobre Investimento, em português) sobre os custos no meio digital de sua marca, o que permite direcionar investimento para canais que geram melhor rentabilidade para seu negócio.
Ao entender seus objetivos de venda, vários resultados podem fazer parte de sua estratégia e ajudar seu negócio se fortalecer.
Menor Custo de Gerenciamento
Não bastasse todas as vantagens de e-commerce apresentadas, ainda existe a questão do custo de manutenção ser bem menor do que o de uma loja física. Isto quer dizer um faturamento ainda maior para o lojista. É isto mesmo, para contar com todas estas vantagens e melhorar o seu faturamento é preciso investir menos do que em um ponto comercial.
Para desenvolver uma loja virtual realmente competitiva, é fundamental uma consultoria em comércio eletrônico. Existem muitos pontos neste negócio que precisam ser analisados de perto para que o objetivo de sua loja virtual seja possível. A presença de seu e-commerce deve ser calculada e planejada da melhor maneira possível.
O que achou das vantagens da loja virtual? Deixe um comentário e continue no nosso blog.
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Muito interessante.