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Mudanças e tendências no e-commerce 2016

Mesmo com a crise que o país enfrenta neste ano de 2016, podemos afirmar que os brasileiros se renderam ao consumo online, com tantas mudanças e tendências. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas feitas nos e-commerces podem crescer em 8% neste ano, movimentando estimadamente 44,4 bilhões de reais. Um excelente número que deixa os empresários empolgados para migrar ao mercado online.

Mas se o seu objetivo é esse, tome cuidado! Existem algumas tendências e mudanças que aconteceram de alguns anos para cá e que é necessário se atentar par ficar por dentro e ter resultados positivos. Neste artigo vamos mostrar algumas delas e indicar como captar novos clientes nesse mercado que promete crescer cada vez mais. Confira as tendências!

Tendências e mudanças

Site responsivo

Vivemos em um mundo onde as pessoas têm acesso a tudo por meio de um simples smartphone. Em um cenário como esse, como não ter um site responsivo?

Para quem não sabe, o site responsivo é aquele que se adapta a diferentes tamanhos de tela e dispositivos, gerando muito mais satisfação para os clientes que navegam tanto em dispositivos móveis quanto em computadores de mesa ou notebooks.

Entende qual a sua importância? Coloque-se no lugar do seu usuário: você está lá, procurando um produto para comprar quando acha um site que vende por um preço justo e tenta acessá-lo. Esse site não é responsivo e, como está em seu smartphone, tem dificuldades para navegar: as letras estão pequenas, os ícones jogados na tela, alguns itens desalinhados. Você então sai do e-commerce por causa dessa experiência desagradável, provavelmente — e acredite: essa é a ação da maioria dos consumidores.

Não perca mais tempo e adapte seu site. Essa é uma tendência de consumo que só cresce e se quer ter sucesso no mercado digital, deve segui-la.

Engajamento com clientes

O uso das redes sociais é cada vez mais uma tendência. Uma pesquisa realizada pelo Facebook em 2014 mostrou que 45% da população brasileira acessa redes sociais mensalmente. Então, se a sua empresa visa entrar no mercado online, é necessário que esteja preparada para manter um contato com os consumidores por meio delas.

Muitos clientes reclamam e você não pode deixar que essas reclamações fiquem em branco. Responda, busque uma solução, converse e interaja com os usuários, isso mostra que a empresa se importa com o serviço e também faz com que os clientes fiquem mais tranquilos para realizarem compras no seu e-commerce.

Credibilidade

Segundo pesquisa realizada pela empresa Nielsen, 92% dos clientes confiam mais em recomendações e opiniões de outros consumidores do que outras formas de publicidade.

Então, passe credibilidade para os seus clientes, ofereça a eles um site de fácil acesso e entendimento que realmente dê vontade de ficar e finalizar uma compra.

Incluir no seu e-commerce um certificado digital de SSL e um selo de site seguro é uma boa aposta para passar segurança para os usuários. Além disso, esses itens também garantem uma melhor posição no Google para seu site, com as técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

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