No mundo dos negócios altamente competitivo de hoje, é crucial para as empresas adotarem estratégias…
Com a ascensão da tecnologia e dos meios de compra online, começaram a ser criadas formas diferentes de crescer e alavancar nas pesquisas do Google. Entre elas, o que chamamos de SEO.
SEO é uma sigla em inglês que descreve de forma simples uma série de técnicas, comprovadas pelo próprio Google, criadas para tornar empresas e links mais relevantes dentro da plataforma de pesquisa.
Entenda melhor o que é SEO e como isso pode auxiliar a alavancar seus resultados no Google.
O que é SEO?
Quando se produz um determinado conteúdo para uma plataforma de pesquisa (Google, Yahoo, Bing, etc), é necessário respeitar um determinado formato e regras para aumentar a relevância, isso, de forma técnica, se chama SEO.
SEO é a sigla em inglês para “Search Engine Optimization”, ou – traduzindo de forma livre – uma “otimização do sistema de buscas”. Ou seja, uma série de instruções e informações que auxiliam a crescer organicamente dentro das plataformas de pesquisa.
Essas ações e estratégias foram pensadas especificamente para melhorar posicionamentos e alavancar resultados de sites em pesquisas do Google, por exemplo.
Se tratando de e-commerces, SEO é uma estratégia crucial, pois descreve com instruções o que deve ser feito para tornar a loja virtual mais visível e presente nas pesquisas orgânicas, subindo nos resultados e aparecendo nas primeiras posições e páginas.
Sendo assim, todo o processo não pede especificamente por dinheiro para gerar os resultados. Os profissionais especializados em SEO estarão sempre estudando como melhorar o posicionamento usando tais informações e não somente a compra de anúncios;
Por conta da cultura dos anúncios repletos de vírus em sites de notícia, somente 10% dos cliques efetuados por usuários são feitos em anunciantes diretos nessas plataformas de pesquisa. A maior parte dos internautas confiam em links de primeira página.
Como aplicar SEO no meu e-commerce e alavancar meus resultados?
Independentemente do porte do seu negócio, investir em formas de sempre mantê-lo no topo dos resultados pode ser uma segurança para melhor engajamento e melhores vendas.
Isso acontece pois SEO auxilia a dar visibilidade ao seu site, colocando-o no páreo pelo clique dos usuários interessados no segmento, produtos e serviços oferecidos pelo e-commerce.
Investir em SEO é – literalmente – colocar suas apostas e conteúdos em resultados melhores. Enquanto pode-se também aplicar parte desse investimento num sistema crm (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Algumas das dicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site incluem:
1. Utilize bons títulos
Quando se fala em títulos, existem diferentes tipos, mas entre eles a title tag. Esse é o que aparece como nome do site quando surge entre os resultados nas páginas selecionadas pelo Google.
A title tag é a porta de entrada pela atenção do cliente e deve conter palavras-chave, por exemplo: se o site for voltado para divulgação de serviços de CRM, utilizar “crm preço” pode ajudar no posicionamento.
Palavras como “promoção”, “frete grátis”, “cupom de desconto”, ou mencionar porcentagens pode ser funcional também. Numerais são chamativos e auxiliam a fazer o posicionamento subir.
Outra dica é não copiar e colar as title tags, mesmo que sejam produtos semelhantes, é prudente utilizar modelos únicos que não acusem plágio no Google. E, não menos importante, não deixe que passe de 70 caracteres.
2. Meta-descrições são essenciais
A meta-descrição é o texto escrito abaixo da title tag, ou seja, uma pequena introdução ao que será discutido, oferecido ou divulgado. Ela pode ser um fator chave na escolha do internauta se irá clicar ou não.
Crie meta-descrições que incluam a palavra-chave na primeira linha, não passe de 160 caracteres e use descrições atrativas ao cliente. Informações assim podem ser coletadas através de estudos de mercado, analisando o que atrai seu público-alvo.
Uma dica de ouro: sempre termine a meta-descrição com um gatilho que deixe o leitor ainda mais curioso.
3. Não subestime o uso das imagens de produtos
Não é bom para o posicionamento no Google deixar páginas de produto ou postagens sem imagens. Isso acontece pois dentro das regras de SEO, as imagens contam bastante pontos na hora de aumentar a taxa de cliques e conversões para a página.
Ou seja, uma imagem atraente pode chamar ainda mais atenção do cliente, que, por consequência, comprará no seu e-commerce.
Coloque imagens nítidas do produto, com ângulos diferentes, prezando pela ideia de que o consumidor precisa ver para adquirir e ele só irá confiar se as fotos deixarem claro que aquela será uma boa escolha.
Outro ponto: não se esqueça das legendas e descrições de imagem. O alt text é um texto que aparece caso o Google não consiga exibir a imagem, nele você pode colocar palavras-chave e descrições que também contam na hora de posicionar o link.
Pontuamos também que a URL e a categorização dentro do site contam como o design e pontos positivos. Logo, caprichar em questões de HTML e “arquitetura do site” podem torná-lo mais atrativo e com uma aparência confiável para os possíveis clientes.
Benefícios do uso de SEO nos conteúdos do meu e-commerce?
Apostando em plataformas de crm plano e em técnicas de SEO, é garantido que o e-commerce irá crescer exponencialmente sem muita dificuldade. A evolução nas páginas de pesquisa é comprovada.
Sendo assim, alguns dos benefícios trazidos pela implementação de técnicas de SEO na loja virtual incluem:
- Maior visibilidade para os conteúdos produzidos;
- Maior tráfego dentro do site;
- Melhor posicionamento nas pesquisas do Google;
- Maior índice de feedbacks produzidos na própria plataforma de pesquisa;
- Consequentemente, melhores vendas.
Invista no que é seguro para seu negócio e aplique técnicas de SEO para colocar seu e-commerce no topo dos resultados. Um crm gratis pode ser de grande ajuda para administrar e computar interações de usuários na sua plataforma.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.
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