O mundo comercial sempre foi munido de uma série de exigências importantes dentro dos mais…
Investir em uma estratégia de marketing bem planejada, moderna e inovadora é fundamental para estar sempre à frente do mercado e se sobressair em relação à concorrência. Afinal, todo empreendedor sabe a importância de manter seus clientes e parceiros bem informados e interessados em tudo que acontece no universo da sua marca.
O marketing de conteúdo tem se mostrado uma estratégia publicitária muito eficaz para empresas que desejam se tornar referência no mercado e divulgar seus produtos e serviços com eficiência. O plano reúne uma série de ações voltadas especificamente para o público-alvo do seu negócio, trabalhando a divulgação de forma a fazer da sua empresa a maior referência no meio em que atua. Mas como chegamos até aqui?
Marketing de saída X Marketing de entrada
No tradicional marketing de saída (ou “outbound marketing”), o foco das empresas é encontrar consumidores, sejam eles quais forem. Como as estratégias aplicadas pelos meios tradicionais não visam atingir o público que mais se identifica com a marca, a divulgação se vale de técnicas pouco direcionadas, como anúncios nas mídias de massa, telemarketing, spam, entre outros.
Já no marketing de saída, ou “inbound marketing”, a estratégia é bem diferente. O objetivo desse tipo de publicidade é fazer com que os clientes busquem pelas marcas, e não o contrário. Ao invés de utilizar publicidade interruptiva, as empresas que adotam o inbound marketing apostam em técnicas que contextualizam o conteúdo e aproximam o consumidor da marca. SEO, blogs com conteúdo relevante e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc), por exemplo, são algumas das mídias mais utilizadas para facilitar o acesso do público ao universo das empresas de forma prática e eficiente.
Resumindo, em vez de disparar mensagens que parecem aleatórias para uma multidão desinteressada, o inbound marketing atrai clientes altamente qualificados para a empresa através de conteúdo contextualizado.
Quais são as funções do marketing de conteúdo?
Atrair novos clientes
Através dos sites de busca online, os consumidores podem encontrar caminhos para acessar a sua marca não só ao buscarem pelos produtos e serviços que você oferta, mas também ao procurarem por assuntos relacionados ao universo da sua empresa. Por isso, o conteúdo disponibilizado nas mídias do seu negócio fará toda a diferença, pois atrairá exatamente o cliente já predisposto a consumir a sua marca. Dessa forma, além de atrair consumidores, a sua empresa ainda se torna referência no assunto!
Venda mais tornando-se referência no mercado
Com o marketing de conteúdo e a divulgação constante de material relacionado ao mercado do seu negócio, a sua empresa pode se tornar rapidamente uma referência no assunto. Tal estratégia facilita muito o processo de vendas e busca de produtos, pois, ao auxiliar o reforço da presença online da sua marca, você gera confiança, interesse e até mesmo indicações dos usuários.
Estimule o crescimento profissional dos seus funcionários
Elaborando o conteúdo interno você mantém não apenas os clientes por dentro dos assuntos mais discutidos, mas também informa os funcionários da sua empresa com dados frescos e relevantes para o trabalho desenvolvido internamente. Assim, além de propiciar o crescimento profissional dos funcionários, você permite que os mesmos adquiram conhecimento para produzir conteúdo para as mídias da sua empresa.
Mantenha o SAC atualizado e eficiente
O SAC é um dos canais de comunicação mais importantes: além de ser o principal responsável por manter o bom relacionamento com os usuários que já se tornaram clientes, o SAC também mostra aos futuros consumidores que a sua marca se importa em resolver todas as pendências com agilidade. Então, para sanar as dúvidas de forma eficiente e manter o público atualizado com o que acontece dentro da empresa, crie tópicos com as dúvidas mais comuns e divulgue o conteúdo com frequência.
Por onde começar?
Antes de começar a bolar sua estratégia de marketing de conteúdo, defina quais são os diferenciais da sua marca e como usá-los para atingir os objetivos traçados. Reflita sobre o que os usuários que visitam as suas páginas mais precisam ou procuram e invista nessas informações. Considere ainda qual a melhor forma de divulgar esse material (redes sociais, blog, site, entre outras) e busque atender às expectativas do público fiel a esses canais.
Gostou de saber um pouco mais sobre o marketing de conteúdo? Se ainda restar alguma dúvida, lembre-se que existem empresas que podem auxiliar você a planejar sua estratégia e a encontrar a melhor forma de colocá-la em prática. Afinal de contas, é sempre bom ter uma equipe de suporte especializada para guiar as ações de marketing digital da sua empresa!
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