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O que é copywriting

O copywriting é a arte publicitária por excelência que, apesar de estar sendo levantada com nova roupagem pelos comunicadores e especialistas da atualidade, é quase tão antiga quanto a própria ideia de marketing. Dessa forma, não dá para dissociar as duas coisas.

É justamente por essa razão que, seja ao vender ingressos para um show ou tenda de lona para festa, o emprego bem feito das palavras está sendo tão valorizado nos tempos atuais, fazendo da redação digital uma das demandas mais caras e mais valorizadas agora.

Assim, é possível afirmar que não existe comunicação sem uma boa transmissão das ideias feitas da maneira adequada. E, da mesma forma, não há como comunicar tanta coisa em um mundo agitado como o de hoje sem recorrer aos atalhos mentais do copywriting.

Seja vendendo pele de vidro residencial ou fast food na praça de alimentação do shopping, as empresas precisam despertar para a necessidade urgente de utilizar os gatilhos comunicativos para atrair a atenção dos clientes.

Por esse motivo, será abordado o conceito desta técnica neste artigo, juntamente com o funcionamento das principais táticas, mostrando como todas elas podem ser usadas até mesmo para anunciar uma clínica veterinária perto de mim.

Ao final, será feito uma paralelo entre copy e marketing de conteúdo, salientando também qual a real importância de tudo isso em um negócio.

Em que consiste o copywriting?

Antes mesmo de abordar sobre esse tema, já foi feita uma pequena retrospectiva a respeito dos propósitos pelos quais se deve escrever. É preciso complementar salientando que escrever é muito importante também no ramo comercial e há um motivo para isso.

Como já deve ser possível imaginar, a boa escrita tem diferentes objetivos. No marketing, ela possui como principal objetivo persuadir o público-alvo de algum ponto específico, seja na compra de um produto, de um serviço ou mesmo de uma ideia.

É justamente nesse sentido que o propósito da escrita na publicidade se relaciona diretamente com o copywriting.

Também chamado simplesmente de copy, essa prática consiste no ato de confeccionar textos, desde slogans, sites, posts, ou até mesmo e-mails e ebooks, com o propósito de guiar o público a realizar algum tipo de escolha.

Como já foi dito, essa tomada de decisão pode estar diretamente relacionada a uma compra no sentido direto, quando se fala de produto ou serviço, ou a outro ato que esteja dentro desse mesmo processo, na venda de uma ideia ou de um conteúdo, por exemplo.

Dessa forma, se evidencia bastante a diferença entre uma abordagem comercial ou uma proposta desse tipo feita de qualquer forma para um texto coerente e bem trabalhado na tática persuasiva.

É bem perceptível quando há método, sobretudo para a venda de produtos mais complexos, ou mesmo bem específicos, como é o caso de um rastreador via satélite para moto, de forma que uma propaganda feita de qualquer forma não salta tanto aos olhos.

Com a popularização de todas essas táticas nos últimos anos, torna-se possível perceber cada vez mais a relevância que o copywriting vêm adquirindo.

Sobretudo, está se tornando gritante a necessidade de um modelo que traga também informação ao seu público-alvo, e que não seja apenas propaganda.

É necessário destacar que, mais importante do que vender, a necessidade de transmitir a informação que o público quer e precisa ver, e que agregue valor para ele é uma das maiores razões para que a escrita colabore com isso.

Como funciona?

O copywriting pode ser implementado em todo e qualquer peça de marketing e vendas, desde os textos de conteúdos que vão para os blogs, os posts para as redes sociais, até mesmo os infográficos e webinars.

Entretanto, mais do que pensar nas melhores ocasiões para a utilização das técnicas de copy, é preciso se preocupar em como elas devem ser implementadas e quais táticas utilizar.

Isto significa dizer que o planejamento estratégico na confecção dos conteúdos é imprescindível para que dê para criar os materiais estrategicamente adequados para o perfil do público.

Além do mais, é crucial que tudo isso também esteja em consonância com a etapa do funil de vendas em que cada cliente se encontra no momento. Dessa forma, não adianta fazer a proposta da locação de espaço comercial no início, se o lead não conhece o ambiente.

Sendo assim, é possível conseguir entregar um conteúdo extremamente personalizado, para poder atender, de fato, a necessidade da pessoa que está visitando a loja, seja fisicamente ou por meio das plataformas digitais.

Principais técnicas de copywriting

Assim, é chegado o momento de comentar um pouco a respeito das principais técnicas de copywriting utilizadas no mercado.

A importância desses critérios é tamanha, que muitos especialistas dedicam bastante esforço para estudar e formular teses a esse respeito.

Entretanto, quem é vendedor não precisa conhecer tudo, mas apenas o básico, uma vez que não se vende nem mesmo bateria de moto 7 amperes hoje sem fazer uso desses gatilhos mentais.

Dessa forma, é possível apontar seis dentre as técnicas de copywriting mais utilizadas. São elas:

  1. Princípio da Reciprocidade;
  2. Princípio da Prova Social;
  3. Princípio da Afinidade ou Afeição;
  4. Princípio da Autoridade;
  5. Princípio da Escassez;
  6. Princípio do Compromisso e Coerência.

Com a reciprocidade, se fornece material gratuito e conteúdo exclusivo para os consumidores, de forma que eles se sintam na necessidade de retribuir o favor com, no mínimo, um cadastro de e-mail para receber mais informações da empresa no futuro.

A prova social é o gatilho que recheia a comunicação com evidências, de maneira a tranquilizar as consciências dos clientes mais desconfiados. Pode-se dizer que a coisa funciona realmente como uma prova cabal a respeito do assunto.

A afeição parte do princípio de que as pessoas compram mais de quem elas gostam e, por esta razão, há uma grande necessidade de construção de empatia entre aquele que comunica e os interlocutores para quem ele deseja vender.

De forma similar à prova social, o gatilho da autoridade apela a um tipo de evidência parecido, mas que agora está atrelado à imagem de uma pessoa concreta.

No fim, as pessoas chegam à conclusão de que, sendo um especialista que está falando, deve ser mesmo verdade.

Já o gatilho da escassez parte do princípio de que tudo sempre é mais valorizado quando está menos disponível, e que as pessoas querem mais as coisas que possuem consciência de que em breve irão acabar.

Por fim, o compromisso e coerência faz com que o visitante compre uma ideia, produto ou serviço tão somente pelo fato de que aquela circunstância o faz sentir-se obrigado a ser coerente com algo que ele mesmo professou acreditar ou concordar.

É exatamente como nos exemplos clássicos dos programas de emagrecimento que são vendidos àquelas pessoas que prometeram a si mesmas que iriam mudar de vida e melhorar a própria saúde, e consumir aquilo de melhor da mesa de jantar alto padrão.

Copy e marketing de conteúdo

Tal como no copywriting, o marketing de conteúdo consiste em uma prática antiga que ganhou uma nova força após a popularização das estratégias de publicidade na internet.

De forma que não se pode esperar que uma clientela se torne fiel a uma empresa se, antes mesmo de vender o primeiro produto, ela não forneça a elas informação de graça.

Nos tópicos anteriores, quando foi explicado o conceito de copywriting, também foi dito que ele possui como foco principal a conversão.

Em virtude disso, é preciso ter em mente que ele terá enorme relevância também na adoção do marketing de conteúdo por uma organização, e o motivo não é nada complicado de ser compreendido.

Como foi visto, a tal arte de vender não pode ser sintetizada apenas no ato de comercializar os produtos finais, até porque o profissional de copy nem sempre tem como meta realizar uma venda de forma imediata.

A ideia é, portanto, prolongar a experiência do consumidor em um longo e indispensável processo, conhecido como funil de vendas, e conduzir os clientes, etapa por etapa, por meio de peças estrategicamente preparadas até o seu destino final.

A importância do copywriting

Diante de tudo o que já foi visto, já é possível ter uma base acerca do grau de importância desse tipo de técnica.

Ela não apenas convence o leitor a realizar algo que o marketeiro queira, como comprar um tanque polipropileno 1000 litros, mas também estreita a relação com ele.

Inclusive, é de vital importância que sejam criados laços, ao mesmo tempo que ele também mostra o seu poder de inovação

Então, se alguém quiser criar um conteúdo mais impactante para que consiga realizar boas vendas para os clientes, é preciso usar e abusar do copywriting e das técnicas que possam potencializar a comunicação da empresa.

Considerações finais

Através da publicidade, os processos comerciais de uma instituição podem ser potencializados e escalados.

Dessa forma, o copywriting é a opção correta para quem quer estar atualizado diante das demandas atuais do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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