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imagens para SEO

A internet é lugar de ninguém, e lugar de todo mundo ao mesmo tempo. Pensar em um projeto de SEO consistente envolve estar de olho de forma constante nas melhores estratégias, para sair na frente da concorrência e manter estabilidade no posicionamento nas principais palavras-chave do negócio.

Entre os diversos elementos que passam por otimização on-page dentro do SEO, estão as imagens. Alguns profissionais acabam não dando a atenção devida a elas, por não considerarem um fator crucial na hora de ranquear páginas de sites de diversas categorias.

A verdade é que buscadores como o Google passam a dar cada vez mais importância para elementos que influenciam diretamente na experiência do usuário, e sabemos que as imagens podem responder a dúvida de grande dos usuários em buscas na internet.

Para isso, selecionamos dicas que podem te ajudar na hora de otimizar imagens do site, melhorando não só o SEO do seu projeto, mas tornando a navegação mais interessante para o usuário. Confira!

A importância do SEO para imagens

Se você é profissional de SEO, sabe que as palavras-chave têm papel fundamental na construção de estratégias e no desempenho do SEO, de forma geral. Afinal, é através delas que o algoritmo do Google encontra as páginas do site e que os usuários chegam até você na internet.

Embora as imagens façam parte do universo dos sites, os buscadores ainda não evoluíram a ponto de “ler visualmente’’ o conteúdo das imagens, e, por isso, o uso de tags como “Alt text” ajudam a ranquear o site nas buscas de forma mais eficiente.

Além de informar para o buscador qual conteúdo está presente naquela imagem, o SEO para imagens também contribui para a acessibilidade, em um momento que dispositivos móveis dominam a maior parte do tráfego de sites em todo o mundo. Um exemplo são buscas por pessoas famosas, como “fulano antes e agora’’, em que, muitas vezes, o usuário nem entra no site, ficando apenas no Google Images. Se o seu conteúdo for interessante, isso pode gerar um tráfego, mas o comportamento dos usuários muda ao longo do tempo, indicando que a forma de acessar conteúdos através de buscas requer novas estratégias de otimização SEO, especialmente em imagens.

Otimizando imagens do site para SEO

Como falamos anteriormente, uma das formas de otimizar imagens para SEO é utilizando as tags “Alt text” ou “image text”. Elas informam aos buscadores o conteúdo presente nas fotos, facilitando a análise do algoritmo nas páginas.

Porém, não adianta usar qualquer palavra-chave nem frases muito longas. O ideal é ser o mais sucinto possível e manter-se fiel ao conteúdo exibido.

Legendas ocultas e escolha de palavras-chave

Alguns plugins de editores de conteúdo permitem inserir legendas ocultas nas imagens, que não aparecerão para o usuário na página, mas estarão presentes na hora dos robôs do Google rastrearem uma página. O ideal é manter a palavra-chave principal junto a uma breve descrição da imagem.

Por não aparecerem na página, alguns profissionais inserem palavras-chave que não necessariamente estão relacionadas com as imagens. Isso pode prejudicar um projeto inteiro de SEO, pois o Google entende que essa ação está enganando o usuário, que busca por um assunto, mas está sendo direcionado para um conteúdo diferente do esperado.
Tamanho de imagens
Um site pesado pode demorar para carregar, o que pode fazer com que seu usuário deixe a página, aumentando sua taxa de rejeição. O ideal é manter imagens de média qualidade, com tamanhos menores que 2 MB. Isso facilita a navegação em dispositivos móveis e também contribui para um SEO de imagens mais estratégico.

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