O mundo comercial sempre foi munido de uma série de exigências importantes dentro dos mais…
Investir em marketing digital hoje não é mais uma opção, e sim um dever de quem deseja ganhar espaço na Internet e se posicionar de forma positiva diante do seu público-alvo. Por esse motivo, escolher uma agência de marketing digital que atenda as demandas da sua empresa demanda certo tempo de análise, já que existem diversos fatores que devem ser levados em consideração nessa escolha.
Antes de tudo, faça uma boa pesquisa de mercado: solicite orçamentos de agências na sua cidade e escolha os que mais se assemelham ao capital que a sua empresa deseja investir. Como em qualquer serviço terceirizado, entre a decisão de contratar uma agência de marketing digital e a efetivação do contrato, existe um longo percurso que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu investimento. Se você ainda não sabe o que procurar em uma agência digital, fique atento a algumas dicas!
Estipule um teto orçamentário
Quem costuma investir em terceirização sabe que pode ser bem comum contratar um serviço por determinado preço e acabar pagando 2, 3 vezes o valor inicial. Para evitar que situações como esta aconteçam, estabeleça um teto orçamentário para a contratação de uma agência de marketing digital. Lembre-se que a comunicação online é mais um dos recursos no qual sua empresa investe, e que deve, portanto, estar dentro do orçamento anual previsto para as aplicações neste setor.
Pesquise preços
Não arrisque o seu investimento: analise, principalmente, o custo/benefício das agências estudadas. Agências pequenas e profissionais autônomos podem cobrar menos por um serviço de marketing digital, mas isso não é necessariamente uma vantagem; afinal, a pouca experiência de mercado pode afetar os resultados da sua ação. Por isso, aposte em empresas que já possuem portfólio e cases de sucesso no mercado.
Analise os serviços inclusos
No momento do orçamento, deixe claro que serviços você busca e peça auxílio para possíveis complementações ou adequações de estratégias. Os profissionais especializados saberão dizer o que funcionará para o seu negócio, poupando seu tempo e recursos. Para garantir a execução dos serviços contratados, solicite que os mesmos sejam detalhados por escrito pela agência.
Defina o objetivo de sua empresa quanto ao fornecedor
Investigue as necessidades da sua empresa e defina o que você espera de uma agência de marketing digital, ou que resultados você pretende alcançar com esta nova aplicação. Isso ajudará você a justificar a contratação de uma agência de marketing digital não só pelo investimento financeiro, mas ainda pelo investimento de tempo e exposição da imagem que a empresa estará sujeita frente às estratégias de comunicação online propostas pelo fornecedor.
Leve o briefing a sério
Toda agência que se preze solicitará, antes de fazer qualquer tipo de proposta, que você faça um briefing da sua empresa. O briefing nada mais é do que uma coletânea de informações fundamentais acerca do seu negócio, como história, identidade da marca, posicionamento no mercado, cultura organizacional, estratégia atual e objetivos propostos. Essa análise possibilita o desenvolvimento de um trabalho de qualidade e com a cara da sua marca, guiado por um planejamento desenvolvido a partir da identidade da empresa.
Conheça o portfólio das agências de marketing digital
Não importa o tamanho da empresa: se o trabalho desenvolvido for de qualidade, seus clientes certamente a recomendarão. Por isso, analise os trabalhos desenvolvidos pela agência e, se possível, consulte os clientes por ela atendidos.
Conheça a equipe
Se você deseja acompanhar de perto o desenvolvimento das estratégias de marketing digital pensadas para a sua empresa, conheça a equipe que desenvolverá os trabalhos na agência escolhida por você. Pesquise currículos, visite redes sociais, peça referências. Quanto maior a certeza de que há profissionais qualificados cuidando da imagem do seu negócio, maior será a confiança no seu investimento.
Dedique-se ao desenvolvimento das campanhas
Não se esqueça: a responsabilidade por guiar as ações e campanhas desenvolvidas para a sua empresa é sua. Sendo assim, não deixe de acompanhar os trabalhos para mantê-los sempre alinhados às suas metas.
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