No mundo dos negócios altamente competitivo de hoje, é crucial para as empresas adotarem estratégias…
A internet mudou diversas dinâmicas sociais e mercadológicas, uma das práticas que mais se modernizou nesse processo foi a publicidade, antes feita em grande parcela na TV e rádio, se expandiu e adentrou em vários nichos online.
A principal ferramenta para realizar campanhas depublicidade atualmente é o Facebook Ads, visto que a empresa é dona das duas principais redes sociais do mundo: Facebook e Instagram.
É possível criar uma campanha de sucesso para qualquer tipo de negócio, desde uma pequena loja familiar a uma grande varejista, basta seguir os passos certos.
Para entendermos melhor a importância que o Facebook tem na internet é preciso mostrar os números, a rede social tem mais de 1,5 bilhões de usuários, em todo lugar do mundo existem pessoas acessando o Facebook ou qualquer outro tipo de produto deles.
É certamente o melhor lugar para investir em divulgação.
O Facebook Ads te permite escolher o público atingido
Essa é uma das características que mais me agrada no sistema de propagandaFacebook Ads.
Por ser a maior rede social do mundo, o Facebook é o site que tem a maior base de usuários do mundo, então podem garantir que o alcance da campanha será alto, mas o mais importante: temos a possibilidade de escolher o público a ser atingido, isso abre precedente para nichar o alcance da forma que acharmos melhor, o que acaba gerando um resultado final mais preciso.
Exemplificando melhor, vamos supor que você tem uma barbearia e seu público-alvo é homens de 18 a 29 anos de uma região específica da cidade de São Paulo.
Nessa ferramenta do Facebook tem como escolher esse público específico, isso acaba evitando que quem está divulgando perca dinheiro com propaganda que vai chegar em indivíduos de outros estados.
Até a forma de exibir esse conteúdo é inteligente, a propaganda da barbearia não vai aparecer para pessoas que consomem um conteúdo muito diferente desse, eles costumam aparecer nas barras laterais e outros espaços destinados a publicidade de pessoas que procuram conteúdos já semelhante ao divulgado, tornando a possibilidade da campanha ter êxito maior.
Então esse é o primeiro passo a ser decidido em uma campanha realmente de sucesso: defina seu público-alvo, saber com quem você está falando é primordial para uma campanha eficiente.
Algumas das possibilidades que o Facebook Ads disponibiliza para escolher o público atingido são as seguintes:
- Pelos interesses acessados;
- Buscas frequentes realizadas;
- Perfis que interage com frequência;
- Idade, sexo e outras informações básicas;
- Cidade ou região que o usuário mora;
- Comportamento dentro da rede social no geral;
A campanha precisa gerar reconhecimento dentro do público-alvo
Como já foi citado anteriormente, especificar o público que sua marca ou loja deseja atingir é uma tarefa muito importante, visto que são eles que serão mais propensos a comprar o produto ou serviço, mas antes disso eles precisam reconhecer o seu produto como algo que realmente acrescenta.
Irei utilizar outro exemplo dessa vez, mais voltado a área de venda de produtos.
Vamos supor que você tem uma loja de camisetas masculina, se seguiu o passo anterior já tem o público-alvo e outras informações desse tipo definidas, portanto agora é necessário gerar interesse nesse público.
Nas campanhas tente imaginar o público a ser atingido como uma persona, mentalize isso e desenvolva alguma campanha voltado a isso, as possibilidades de gerar algo que engaje mais são maiores.
Fazendo propagandas regularmente no nicho que você escolheu, com o tempo a sua marca de camisetas masculina vai ser reconhecida entre essas pessoas, o que vai gerar mais vendas com o tempo, visto que passará a ser uma referência.
Problemas do pagamento da campanha com cartão de crédito
Para aqueles que ainda não fez nenhuma propaganda com o Facebook Ads e está pensando em começar é bom ficar de olho nesse ponto.
Nos últimos anos vários especialistas e até donos de pequenos empreendimentos que utilizam a ferramenta estão tendo problemas com bloqueio de contas, um dos motivos apontados como o principal é a procedência do cartão de crédito, então é bom observar qual você vai utilizar.
O cartão de crédito BMG é bom para o Facebook Ads, está na lista dos cartões que mais tem feedbacks positivos nesse sentido.
Compensa bastante ter um cartão BMG, você poderá usar tranquilamente no Facebook Ads e não será cobrado taxa de anuidade.
Uma dica que eu sempre dou é verificar o feedback do seu cartão para essa atividade, pois como já citei, existem alguns que geraram bloqueio.
No caso do que indiquei, foi verificado e chegamos à conclusão de que o cartão de crédito BMG é bom para realizar campanhas no Facebook Ads.
Escolha bem o tipo de anúncio
Voltando para a parte da campanha em si, um dos pontos principais é decidir qual tipo de anúncio será utilizado.
Essa ferramenta do Facebook também disponibiliza diversas opções de escolha para o formato do anúncio, você pode optar por propaganda em: vídeo, formato de carrossel, imagem, coleção de conteúdo, entre outros.
A imagem é o principal tipo de propaganda, então é fundamental que utilize ela.
Como ela é estática, precisa ser algo mais chamativo para despertar o interesse do usuário, uma vez que ele é bombardeado com campanhas sobre o mesmo assunto constantemente.
Isso será de responsabilidade sua, estude o seu público e veja quais elementos diferentes podem ser acrescentados em sua imagem.
A imagem é a mais utilizada, mas sem dúvidas o tipo de propaganda que mais chama atenção é o vídeo.
Caso escolha esse formato, sua campanha precisa despertar o interesse logo nos primeiros segundos, então comece com algo criativo ou que cativa a sua persona escolhida.
Em relação a possibilidade de vídeo é possível impulsionar um que já foi criado e está anexado no perfil ou também criar um através do gerenciador de anúncio, isso vai depender da sua escolha.
Conclusão
O Facebook Ads é a principal forma de conseguir novos consumidores para um produto ou serviço na internet atualmente, se você usar de uma forma inteligente, buscando atingir o público-alvo e desenvolver campanhas voltadas a ele, certamente vai obter resultados expressivos.
Lembre-se também do detalhe do cartão de crédito: para evitar problemas de bloqueios futuro escolha o mais indicado e como mostramos, para essa ferramenta o cartão de crédito BMG é bom.
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