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SEO

Compreender o conceito de SEO é importante para qualquer pessoa ou empresa que tenha um site, afinal, ele reúne uma série de estratégias que ajudam a melhorar a plataforma e seu posicionamento orgânico.

Hoje em dia, este assunto está em alta e muitos empreendedores procuram compreender as ações de otimização que melhoram o desempenho do site institucional e consequentemente seus resultados.

Conseguir se posicionar de maneira orgânica entre as primeiras colocações do Google não é tarefa fácil. A cada mês, os usuários realizam cerca de 100 bilhões de pesquisas no Google, e todos os dias, milhares de páginas são criadas.

Ao mesmo tempo em que existe uma grande quantidade de pesquisas todos os dias, o surgimento de novas páginas aumenta a competição entre as plataformas. Só que conquistar um bom posicionamento pode fazer toda a diferença.

Isso se torna ainda mais importante para os negócios online, tendo em vista que eles dependem da internet para vender e conquistar clientes.

Para alcançar um bom ranqueamento, é necessário compreender o conceito de SEO, como ele traz mais visibilidade para a plataforma, as estratégias que podem ser usadas para aumentar o tráfego e como mensurar os resultados.

O que é SEO?

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), e reúne técnicas que ajudam o site a aparecer entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google e outros buscadores.

Seu objetivo é trazer mais visibilidade para o site, gerar tráfego e aumentar as oportunidades de negócios. 

Para colocá-lo em prática, é necessário adotar as estratégias mais importante, como:

  • Uso de palavras-chave;
  • Otimização de conta;
  • Design responsivo;
  • Link building.

Hoje em dia, quando alguém precisa de um produto ou serviço, por exemplo, ozonioterapia para cachorro, pesquisa no Google. As pessoas estão procurando opções, comparações, dicas e tudo o que ajudar a tomar uma decisão.

Isso por si só já mostra a importância de fazer com que a loja seja bem posicionada nos resultados de pesquisa e exige muita atenção nesse processo.

Preocupar-se com partes da operação do negócio digital acaba fazendo com que o empreendedor negligencie detalhes importantes, mas isso também pode ser ocasionado pela falta de tempo ou conhecimento.

Digital

Independentemente do que esteja acontecendo, o fato é que a otimização do site não pode faltar, pois por meio dela a plataforma será encontrada por clientes com mais facilidade.

Só para se ter uma ideia, criar uma loja sem trabalhar as estratégias de SEO é a mesma coisa que abrir uma loja física e não ter uma vitrine. Essas ações são muito eficientes para fazer com que os clientes encontrem a marca.

Se alguém pesquisar sobre regador de jardim infantil no Google, vai encontrar entre os primeiros resultados as plataformas de vendas que investem em otimização.

Mas além de fazer com que as pessoas encontrem o site, também é capaz de influenciar sua decisão de compra.

Embora os anúncios pagos sejam realmente muito eficientes, principalmente para os negócios que precisam alcançar resultados imediatos, exigem investimentos robustos e determinadas palavras-chave podem custar muito caro.

Saber trabalhar a otimização reduz a dependência da loja online, mas sem excluir os anúncios, ao mesmo tempo em que traz resultados mais duradouros. O canal terá um tráfego de alta qualidade, mas sem precisar gastar muito.

O SEO tem efeito mais duradouro porque seus resultados são mais qualificados, econômicos e perduram por muito tempo. Quando uma página é otimizada com SEO, consegue atender todas as necessidades dos usuários e dos buscadores.

O empreendedor só terá resultados com seus anúncios enquanto houver investimentos, em outras palavras, se a marca deixar de investir em suas campanhas pagas, também deixa de receber tráfego.

Melhorar as características do site, por sua vez, não tem prazo de usabilidade, e a partir do momento em que os bons resultados começam a aparecer, a tendência é que o site permaneça em uma boa posição.

Uma clínica de ortopedista de cachorro precisa das estratégias de SEO para ser rapidamente encontrada, mas isso é ainda mais importante para quem vende na internet.

Principais estratégias de SEO

Para conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa e atrair pessoas interessadas nos produtos à venda na plataforma, é necessário investir em algumas estratégias de SEO, tais como:

Usar palavras-chave relevantes

Uma das técnicas de SEO mais importantes é saber usar boas palavras-chave, e antes de criar qualquer tipo de conteúdo, é necessário avaliar esses termos para se certificar de que são usados pelas pessoas para fazer pesquisas.

É possível trabalhar com dois tipos de palavras-chave, sendo as palavras de cauda longa e as palavras de cauda curta.

Os termos de cauda longa são formados por 3 ou mais palavras, possuem um volume de tráfego menor, mas são mais específicas e trazem resultados melhores.

Por exemplo, se alguém pesquisou sobre “projeto de construção de piscina”, então está utilizando um termo de cauda longa.

As palavras-chave de cauda curta têm tráfego maior, são formadas por até duas palavras, mas são mais disputadas e difíceis de ranquear.

Ao optar por termos de busca mais específica, as possibilidades de converter os visitantes são muito maiores, por isso, valem muito mais a pena.

Criar conteúdos de qualidade

É claro que o foco de uma loja online é vender seus produtos e serviços, mas na era da informação, os clientes também querem saber mais sobre as soluções, antes de comprar.

É muito importante criar um blog institucional para veicular materiais de qualidade que falem sobre assuntos relacionados ao segmento da plataforma, que sejam do interesse dos visitantes, mas que não abordem os produtos diretamente.

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Por exemplo, uma loja virtual de materiais de construção, pode criar um conteúdo que fale sobre raspagem de tacos preço m2, e além de falar sobre o preço, também pode falar sobre os benefícios dessa técnica para o piso.

Investir em design responsivo

Hoje em dia, a maioria das pessoas acessa a internet pelo celular e da mesma forma como o acesso móvel cresceu, as compras por meio desse dispositivo também aumentaram muito.

A plataforma de vendas precisa de um design responsivo porque ele permite que as páginas sejam acessadas por qualquer tipo de dispositivo, ajustando seus elementos sem prejudicar a usabilidade e a experiência do visitante.

Tendo em vista que as redes sociais são verdadeiras aliadas das vendas online e que são acessadas pelas pessoas em seus dispositivos móveis, isso mostra que o design responsivo é capaz de melhorar até mesmo outras estratégias de marketing digital.

Como medir as estratégias de SEO

Para saber se as estratégias de SEO estão tendo uma boa performance, uma lavanderia de uniformes esportivos precisa analisar os resultados obtidos.

Uma das melhores formas de fazer isso é levantar dados de tráfego orgânico, visto que o intuito da otimização é atrair buscas orgânicas, portanto, este deve ser o primeiro aspecto analisado.

É fundamental comparar o número de visitantes que a plataforma conseguiu com seu conteúdo e depois otimizar as páginas e comparar os indicadores com os resultados obtidos anteriormente.

Não se deve analisar apenas os acessos, mas o quanto cada palavra consegue trazer, tendo bastante atenção aos termos que foram otimizados, pois isso traz um recorte fiel sobre a qualidade dos resultados em SEO.

Outra forma de avaliar é focar boa parte da estratégia para alcançar posições melhores nos buscadores. Uma confecção de agasalho esportivo infantil precisa saber se seu conteúdo está conseguindo crescer com as palavras-chave desejadas.

Recomenda-se fazer comparações constantes, tendo em mente a posição que a companhia ocupava no Google em relação aos termos pretendidos e analisar os novos postos ocupados.

 

Google

 

Da mesma forma como a organização precisa avaliar os resultados em SEO, também precisa acompanhar o que os concorrentes estão fazendo na área, visto que a atuação deles gera impactos diretamente na otimização.

Trocando em miúdos, dependendo do nível da estratégia de otimização de um concorrente, pode ficar mais difícil para outra loja alcançar uma posição melhor nos resultados do Google.

Uma empresa de pintura fachada de loja pode usar várias ferramentas para fazer esse acompanhamento e conferir quais são as palavras-chave que os concorrentes estão usando para obter um bom posicionamento no ranking.

Considerações finais

Vender pela internet é sinônimo de negócio bem-sucedido e compatível com os desejos e necessidades do consumidor moderno, mas a concorrência no mercado eletrônico é muito grande, principalmente no ranqueamento do Google.

Mesmo que os anúncios pagos possam ajudar nesse sentido, não são o suficiente para que uma empresa consiga atrair a atenção dos usuários. Além disso, sem o investimento financeiro constante, eles deixam de funcionar.

O SEO é a melhor estratégia para melhorar as características das páginas dentro da loja online, garantir uma boa experiência aos visitantes, assegurar o pleno funcionamento do site e obter resultados insuperáveis.

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