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e-commerce

O e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, está relacionado às vendas, feitas pela internet, dos mais variados tipos de produtos e serviços. Todas as transações são realizadas online, desde a escolha até o pagamento.

As vendas digitais cresceram muito nos últimos anos e a tendência é que continuem evoluindo, uma vez que já conquistaram os consumidores. As pessoas conseguem comprar os mais variados tipos de produtos e serviços, por um preço competitivo.

Elas só precisam escolher os produtos que querem adquirir, fazer o pagamento de acordo com sua preferência e receber suas aquisições em casa. Tudo muito fácil, simples, rápido e seguro.

Os empreendedores, por sua vez, também já perceberam as vantagens de investir nesse tipo de negócio. Ele não exige os mesmos investimentos de um empreendimento físico e traz bons lucros.

Mas para que a plataforma seja um sucesso, é necessário saber elaborá-la desde o início da melhor forma possível. Isso envolve planejamento e vários outros processos inerentes à sua construção.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e ter um negócio bem-sucedido, neste artigo, será possível ver qual é o conceito de e-commerce e como começar uma loja online do zero.

O que é e-commerce?

E-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é um tipo de negócio que se estrutura na internet, portanto o processo de compra e venda é totalmente online.

Só que esse tipo de loja envolve muito mais do que criar um site. Na verdade, ele se diferencia por conta de sua estrutura de funcionamento, totalmente atrelada às ferramentas digitais.

O e-commerce está relacionado a dois processos básicos da venda de produtos e serviços, que nada mais é do que a venda em si e o atendimento ao cliente.

Uma gráfica de plotagem banner atende seus clientes presencialmente, portanto, atua de maneira distinta do que acontece em uma loja online. Esse tipo de negócio facilita outras automações, como finanças, marketing e estoque.

Por essa razão, facilita e agiliza o trabalho em muitas frentes, além de precisar ter mais atenção em relação às questões logísticas.

loja virtual

Outro ponto muito importante para entender o conceito de e-commerce é saber diferenciá-lo de uma loja virtual.

Uma loja virtual não se restringe ao seu site, uma vez que é parte do e-commerce, e mesmo sendo essencial, ele não se limita a isso. É o caso, por exemplo, de lojas físicas que possuem uma plataforma de vendas.

Por outro lado, o e-commerce possui como o único meio de vendas sua loja online, mas faz uso de outros canais como meio de divulgação, tais como:

  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Blog;
  • Anúncios digitais.

Uma plataforma e-commerce que vem de pendrive personalizado para fotógrafos também é diferente do marketplace. Este funciona como um tipo de shopping digital que reúne diversas lojas online.

Ou seja, quando o consumidor compra alguma coisa em um marketplace, pode adquirir os mesmos produtos e serviços com diferentes lojistas.

Entender as diferenças entre esses conceitos é muito importante para criar um site de vendas de sucesso, mas além disso, é necessário seguir alguns passos importantes.

marketplace

8 passos para abrir um e-commerce do zero

Depois de entender o conceito de e-commerce e quais são suas proporções, muitas pessoas se interessam em abrir esse tipo de negócio, mas é necessário saber fazer isso do jeito certo. Algumas dicas importantes são:

Traçar um objetivo

A primeira coisa a ser feita é traçar um objetivo para o negócio, e é fundamental que ele seja realista e alcançável para evitar frustrações e desistências.

A primeira coisa é pensar no objetivo macro em uma forma de defini-lo é por meio de pesquisas para saber como os concorrentes se comportam na internet e como está o nível de vendas.

Ao fazer isso, fica mais fácil entender o que se procura para a empresa e aonde quer chegar. Assim como uma gráfica de banner personalizado para manicure, é interessante estabelecer índices de crescimento.

objetivo

Eles estão relacionados com novos produtos e clientes que o negócio quer alcançar em curto, médio e longo prazo.

Depois de saber onde se quer chegar, é necessário traçar os micro-objetivos. São pequenos passos que vão ajudar o empreendedor a começar a plataforma e que movimentam pequenas conquistas.

Pensar em um nome

Assim como qualquer outro tipo de negócio, a loja virtual precisa ter um nome, e esse processo exige muito cuidado e atenção.

Quem está com alguma dificuldade para escolher pode usar os geradores de nomes da internet, visto que são muito eficientes e ajudam a encontrar algo interessante e que seja capaz de atrair a clientela.

Criar um logotipo

Além do nome, a identidade visual da marca também é muito importante, por isso, é crucial criar um logotipo. Ele chama a atenção dos consumidores e faz com que a organização fique na mente das pessoas.

O empreendedor pode contar com a ajuda de um profissional que cria logotipos para serem impressos em placa de empresa personalizada, inserção no site, entre outras possibilidades.

logotipo

Criar o site

Hoje em dia, criar um site não é mais tão difícil quanto era antigamente, pelo menos em relação aos aspectos técnicos envolvidos no processo. É perfeitamente possível criar uma plataforma ou loja virtual por meio de um CMS.

Um dos mais conhecidos é o WordPress, ideal para quem deseja ter um site ou blog de sucesso, entretanto, serve perfeitamente para quem está abrindo um e-commerce.

A plataforma oferece diferentes temas voltados justamente para esse tipo de loja e muitos são gratuitos, podem ser customizados e o criador precisa apenas de um pouco de paciência para lidar com as mudanças.

Assim como um negócio físico investe em letras em alto relevo para fachadas para tornar o estabelecimento mais atraente para os clientes, o site de vendas também precisa ser chamativo e funcional.

Isso requer boa organização dos produtos, por meio de categorias e subcategorias que são de fácil entendimento, algo muito importante para que o cliente possa encontrar o que deseja sem dificuldades.

Site

Definir o nicho de mercado

Definir o nicho de mercado é importante para definir quais produtos serão vendidos e qual é o público-alvo da marca. Para isso, estude o mercado e a concorrência, pois são informações que ajudam a traçar uma estratégia de vendas.

Além de saber quem é o público, é muito importante criar a persona, o personagem semi fictício que reúne todas as características do cliente ideal. Dentre suas principais informações estão: idade, gênero, estado civil, profissão, problemas e desejos.

A persona é muito importante para direcionar as estratégias de marketing e vendas, bem como escolhas dos canais de atendimento, valor do frete, gestão de estoque, entre outras necessidades do negócio.

Definir as opções de pagamento

Quando alguém contrata um buffet de churrasco para festa de casamento a noite precisa encontrar opções de pagamento compatíveis com sua realidade, e a mesma situação se aplica ao e-commerce.

É necessário considerar alguns critérios na hora de selecionar as formas que os clientes vão usar para pagar, mas o recomendável é que a plataforma ofereça o maior número de opções possível.

Dentre as opções mais procuradas pelos consumidores está o pagamento por cartão de crédito, boleto bancário, transferência e Pix.

pagamento

Pesquisar bons fornecedores

É muito importante fazer parcerias com fornecedores de confiança e que oferecem produtos de qualidade. Supondo que a plataforma vá vender equipamentos para estabelecimentos alimentícios, deve procurar fornecedores relacionados.

Um exemplo é pesquisar fabricante de balcão encosto refrigerado inox 1 50m. Depois, basta analisar o site de cada um para visualizar a lista de produtos oferecidos.

Organize todas as possibilidades em uma planilha para poder visualizar a pesquisa posteriormente. Depois, basta entrar em contato, explicar o que deseja e descobrir quais são os benefícios oferecidos, com base na quantidade desejada.

Investir em marketing digital

Depois de definir os fornecedores, chegou o momento de começar a divulgar a plataforma, e o marketing digital oferece diversas possibilidades de comunicação e divulgação.

Assim como uma empresa especializada em rebaixamento de teto com drywall, é muito importante que o e-commerce esteja presente nas redes sociais e alimente o perfil com informações relevantes para o público.

Uma boa estratégia de e-mail marketing também é essencial para manter contato com as pessoas, enviar novidades, confirmar vendas, mensagens com links para acompanhar a entrega e assim por diante.

Outras estratégias de marketing digital também são muito bem-vindas, como a criação de conteúdos relevantes, blog para a marca, entre outras.

marketing digital

Considerações finais

O e-commerce é um modelo de negócios promissor e que traz muitas vantagens para quem vende e para quem compra.

Por meio de estratégias assertivas, o empreendedor consegue criar uma plataforma de sucesso do zero e obter bons resultados com as vendas. Investir em e-commerce é acompanhar as mudanças e a evolução no comportamento de consumo.

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