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Quando se trata de atrair novos clientes, sabemos que há diversas estratégias de marketing digital que envolvem a geração de leads (potenciais clientes), seja ela por meio de formulários, landing pages, teste grátis, ofertas e promoções, entre outros.

No entanto, uma das estratégias de marketing digital que mais vem ganhando espaço e trazendo resultados positivos para os negócios é o marketing de conteúdo.

Com uma produção de conteúdo constante e relevante, é possível fazer com que sua plataforma na internet seja mais posicionada nos mecanismos de busca, como o Google ou Bing, além de ampliar os seus canais de comunicação e atrair e fidelizar novos clientes!

O marketing de conteúdo é uma estratégia popular, muito versátil e personalizada. Isso significa que uma pequena empresa que presta serviços de alpinismo industrial pode gerar tanto resultados como uma grande agência de publicidade, por exemplo.

Ou seja, qualquer empresa tem potencial para se destacar por meio da produção de conteúdo educativo e focado em atração. Alguns segmentos podem direcionar em modelos de conteúdo de nicho, enquanto outros direcionam seus esforços para competir com grandes players nos buscadores.

Tudo depende do objetivo e das intenções de cada organização e segmento. Mas com uma estratégia bem elaborada, é possível aumentar sua carteira de clientes e se desenvolver no mercado!

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te explicar como é possível realizar uma estratégia de marketing de conteúdo para indústria de maneira eficaz e personalizada. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

O que é o marketing de conteúdo?

Afinal, o que é o marketing de conteúdo? Por sua vez, ele se trata da produção de materiais altamente relevantes destinados a um determinado público-alvo.

Essa estratégia tem como objetivo atrair novos clientes, otimizar o relacionamento, comunicação e fidelizar os consumidores. O marketing de conteúdo é o principal combustível do processo de inbound marketing que visa fazer com que o cliente chegue até a empresa, por meio de estratégias de atração.

Além disso, digamos que o marketing de conteúdo não é falar sobre o que sua empresa faz ou vende.

Afinal, essa estratégia não é agressiva ou focada diretamente no aumento das vendas. Mas sim, é falar sobre o que os seus leads e clientes precisam, para fazer com que eles tenham mais interesse em seus produtos ou serviços e, assim, entrem em contato com a empresa.

Se  sua indústria fornece produtos como deck de madeira, por exemplo, o marketing de conteúdo irá divulgar, mesmo que de forma indireta, os benefícios que ele oferece e quais as necessidades que ele sana ao determinado público.

Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo para indústria?

Agora que você já sabe sobre o conceito de marketing de conteúdo, vamos ver agora quais as melhores maneiras de aplicar essa estratégia em sua indústria, por isso, continue nos acompanhando!

1- Conheça sua persona

A primeira coisa a se fazer antes de adotar o marketing de conteúdo é conhecer a sua persona de maneira detalhada. Por sua vez, as personas, também conhecidas como avatares, são descrições de um cliente típico.

Afinal, conhecer todas as características dos seus clientes ideais vai fazer com que sua estratégia de marketing de conteúdo seja mais segmentada, gerando assim, mais chances de resultados e atração de leads.

Com uma estratégia de conteúdo bem elaborada e mapeada, você poderá escolher as pautas mais interessantes para escrever e chamar a atenção da sua persona com grandes expectativas!

2- Divida a jornada de compra da persona por etapas

Imagine que sua indústria forneça placa de circuito impresso, e que seu lead precisa do seu produto para solucionar uma determinada necessidade, mas que não conhece o seu produto, ou talvez, nem saiba como é possível solucionar esse problema.

Agora, imagine esse mesmo cliente feliz e satisfeito, pois obteve sucesso com a sua solução. Qual foi o caminho percorrido para que essa situação fosse realizada? Esse caminho é o que chamamos de jornada de compra.

Há diversas divisões que formam a jornada de compra. Uma delas é o funil de vendas, que possui uma linha do topo até o fundo do funil.

Quanto mais fundo um lead estiver neste funil, mais interessado ele irá estar em seus produtos e serviço, e assim, a produção de conteúdo também deve ser mais estratégia e personalizada.

3- Promova seus conteúdos por vários canais

Por fim, também não se esqueça de promover seu conteúdo por diversos canais de comunicação e divulgação.

A publicação de conteúdos pode ser tanto em seu próprio website na internet, como também pode ser por meio de e-mail marketing (disparo de conteúdos para leads por e-mail), redes sociais, e mídias pagas, como o Google Adwords ou Facebook Ads.

Agora que você já sabe tudo sobre como elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo de maneira eficiente para sua indústria, o que acha de adotar essa ideia inovadora e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

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