Criar conteúdo digital é uma estratégia diferente da publicidade tradicional porque essa prática trabalha com…
É importante otimizar o blog da sua loja virtual? Você está com dificuldade de obter mais tráfego para o seu e-commerce? Com problemas em escalar as vendas e divulgar mais produtos? Em dúvida de que maneira pode chamar a atenção do seu cliente para que ele compre na sua loja virtual? Bom, o blog, a longo prazo, pode ser um grande gerador de visitas para seu e-commerce e, melhor, sem gastar dinheiro com mídia.
À parte de gerar visitas para sua página, o produto da sua loja virtual pode ser divulgado em um post com um call to action para a compra dele, por exemplo. Além disso, o blog irá te destacar do mercado como especialista, entre outros benefícios.
Por isso, neste artigo, vamos te apresentar como otimizar o blog do seu e-commerce para que o consumidor encontre sua loja virtual, visite seus produtos e compre-os.
A importância do blog
Uma das maneiras de se destacar no Google, fazer seu e-commerce crescer e atrair mais visitas é por meio do blog.
Você precisa criar assuntos que são relacionados ou que são sobre os seus produtos. Por exemplo: se for um comércio eletrônico de moda, pode falar sobre tendências da estação, criação de looks com suas peças, novidades da semana, entre outros artigos.
Seu conteúdo precisa ser relevante para otimizar o blog do seu e-commerce. Ele não deve ser mais do mesmo, por isso é necessário uma pessoa que saiba escrever bem, criar ideias de qualidade e que tenha conhecimento em práticas SEO, porque elas são importantes para que seu texto se destaque.
Entenda mais sobre como impulsionar suas vendas com o blog aqui.
Além do blog, você pode fazer SEO para os produtos de sua loja virtual. Procure por plataformas já preparadas para isso, como o Magento, que é CMS (Content Management System) e contém a aplicação de SEO automatizada.
Mas vamos às nossas dicas principais primeiro!
Dicas para otimizar o blog do seu e-commerce em 6 passos
Tenha um bom título
O seu blog não irá se fazer sozinho, portanto, quando for produzir conteúdo lembre-se da importância de dar um título relevante. Ele será a primeira coisa que o leitor irá ver. Um título chamativo atinge rápido o usuário e assim você sabe que as chances da pessoa se interessar e ler seu texto são maiores.
É importante mostrar o que o leitor irá encontrar. Algumas sugestões são: “X dicas de…”, “Como vender/fazer…” ou “E-book para…”. Esses são os tipos de títulos que chamam a atenção sem muito esforço e já adiantam o que irá ser encontrado ao longo do texto. Essa é uma das maneiras mais importantes de otimizar o blog do seu e-commerce.
Outro ponto essencial são as Heading Tags (h1-h6). Elas ajudam a destacar pontos relevantes nos textos, tanto para o usuário como para o robô do Google. Assim, seu texto será lido com muito mais facilidade, já que os tópicos estão bem marcados e o leitor saberá o que vai encontrar no seu artigo sem dificuldade.
Veja como você pode usar as tags:
- h1: no título do tópico;
- h2: em algum tópico mais específico sobre o assunto;
- h3: como um complemento, se necessário, para o h2;
- h4-h6: cada uma “dentro” da anterior, dependendo da necessidade de sub-tópicos.
Essas tags são indispensáveis para que mecanismos de busca possam te encontrar, portanto, coloque-as em prática.
Lembre-se das imagens
Alguns e-commerces se esquecem da importância das imagens em um post blog. São elas que podem te auxiliar a manter o leitor por mais tempo no texto. Claro, se for possível, coloque seu produto dentro do conteúdo, como citamos acima, assim o leitor pode ficar interessado e comprar ao final do artigo.
Ademais dessa possibilidade, acrescentar imagens nos textos do seu blog ajuda a criar uma maior eficácia para o SEO, mas para isso, elas devem estar nomeadas com a palavra-chave. Você vai conferir mais detalhes sobre a importância e relevância de inserir palavras-chaves em um tópico abaixo.
Além disso, você deve inserir a keyword no campo alt e title da imagem dentro na sua plataforma de blog. Só assim o robô do Google irá interpretar do que se trata.
É importante lembrar que se seu produto é o destaque das imagens, elas devem seguir um padrão:
- ser de qualidade;
- ter uma boa iluminação;
- ter o número de referência para que o consumidor possa procurar no seu site;
- se possível, ter um hiperlink para que, ao clicar, os usuários sejam redirecionados à página de compra.
Se quiser saber mais sobre fotografia para e-commerce confira nosso artigo de fotografia como diferencial competitivo e de criar imagens para seu e-commerce com 4 ferramentas!
Palavras-chaves em meio ao conteúdo
Outro passo muito importante para otimizar o blog do seu e-commerce são as palavras-chaves. Elas devem estar ao longo do texto, no título, nas imagens e em pelo menos um tópico do seu texto.
Sua função é explicitar qual o assunto do conteúdo. Por exemplo, se seu e-commerce é voltado para venda de materiais elétricos e seu artigo é sobre as 3 formas de proteção elétrica para sua casa: nesse caso, sua palavra-chave é “proteção elétrica” e ela deve ser encontrada durante o conteúdo, no título, nas imagens e em ao menos um tópico do texto.
Você pode usar as ferramentas abaixo para analisar palavras-chaves e ter ideias de como utilizá-las em seus textos.
- Ferramenta de palavras-chaves do AdWords;
- Übersuggest;
- Keyword Tool;
- Google Trends.
Essas tools são só algumas das mais usadas. Confira abaixo como cada uma funciona:
AdWords
A ferramenta de palavras-chaves do AdWords é um sistema para encontrar mais palavras e ver tendências de volume de pesquisa. Se você já anuncia no Google Adwords pode usar o relatório de termos de pesquisa para ter mais insights.
Übersuggest
Já o Übersuggest é uma ferramenta diferenciada. Ela também utiliza dados de buscadores, para apresentar termos short-tail e long-tail, que são termos de calda curta e longa, respectivamente. Uma palavra-chave de cauda curta seria “notebook asus”, uma de cauda longa seria “notebook asus 2017 branco i3”.
Essa ferramenta traz uma enorme lista de várias palavras-chaves ou frases. Por isso, cuidado ao não se perder dentro das inúmeras sugestões, porque você tem bastantes seleções de línguas, de meios em que a palavra-chave pode estar, como imagens ou YouTube, por exemplo.
Keyword Tool
O Keyword Tool é uma ferramenta que utiliza o Google Autocomplete e também gera palavras-chaves de short-tail e long-tail. Ele apresenta os termos para você de acordo com o que o usuário pesquisa especificamente. Um destaque é que o Keyword Tool pesquisa palavras-chaves de diversas fontes, desde o Google até a Amazon, por exemplo.
Google Trends
Por último, mas não menos importante, o Google Trends. Ele é uma ferramenta que te auxilia a encontrar os assuntos e temas mais falados do dia. Você terá acesso a uma lista disso em ordem numérica, em que pode separar por categorias como ciência, negócios, saúde, entretenimento, etc. e por país, tudo para que seu conteúdo fique em alta e seja relevante.
Meta-descrição é indispensável
A meta-descrição é uma tag na programação do seu blog. É ela que fornece um resumo do tema do seu artigo, ou seja, é um fator essencial para o que o usuário possa encontrar o seu texto.
Nos resultados da pesquisa, o leitor irá olhar para o título, a meta-descrição e nessa hora ele decidirá se vai visitar seu e-commerce. Quanto mais bem feita, mais atrativa ela se torna, gerando mais tráfego para a sua loja virtual. Procure fazer a sua própria meta-descrição e não utilize a automática.
Diga o que o usuário poderá encontrar no artigo, tenha uma meta-descrição com mais de 153 caracteres e faça call to actions para que o leitor se interesse. Se você tem dúvidas do que escrever, teste frases diferentes, com chamadas no começo, meio ou fim. Aumente seu vocabulário e fique craque em resumir o que você escreveu de diferentes maneiras.
Vídeos como conteúdo
Um conteúdo interessante para seus artigos são os vídeos. Eles podem acrescentar e ajudar na criação dos seus posts. Além disso, se forem conteúdos audiovisuais dos seus próprios produtos, com detalhes, explicações e modo de usar, você pode ganhar mais visualizações na sua página do YouTube.
Os vídeos são uma excelente maneira de começar a otimizar o blog do seu e-commerce.
Plugins são um plus
Um item essencial para tornar seu SEO completo são os plugins. São milhares de plugins, mas vamos te mostrar alguns dos mais conhecidos. Entretanto, você não precisa se prender aos que citamos.
Os plugins podem ser instalados no seu blog para otimizá-lo e você pode aplicar técnicas para deixar seu blog mais amigável com a ajuda do plugin Yoast SEO. Ele auxilia na otimização da parte técnica, ou seja, oferece opções que são listadas de ruim a bom. Essas opções são quantidade de palavras, se a palavra-chave no texto foi encontrada, se as imagens contêm atributos alt, tamanho da meta-descrição, entre outros.
Ele é um dos mais recomendados. É uma ferramenta bem prática e te dá todos os detalhes, como visto na imagem, de como o artigo está, se precisa de ajustes e onde pode melhorar.
Outro plugin é o de cache, podendo ser utilizado o W3 Total Cache ou o WP Super Cache. Eles seguem o mesmo conceito do Yoast SEO: melhora o seu SEO, aumentando o tráfego, aumenta em pelo menos 10x a performance do seu site, reduz o tempo de carregamento da página, aperfeiçoa o web server performance, entre outros benefícios.
Por último recomendamos o plugin social. Ele é uma ferramenta que auxilia ao seu público a poder compartilhar, curtir e enviar para os amigos com mais facilidade o conteúdo dos seus artigos.
Você vai conhecer muitos outros plugins na sua pesquisa, mas os que enumeramos são os mais usados para SEO.
A construção de um conteúdo de qualidade irá fazer com que seu cliente acredite no seu produto e na sua marca. Não deixe de otimizar o blog do seu e-commerce para aumentar suas vendas.
Nosso artigo te ajudou a entender mais sobre como otimizar o blog do seu e-commerce? Se tiver alguma dúvida deixe um comentário que te ajudamos.
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