Esse artigo é uma compilação de vários market places e diversas áreas baseado nesse post…
O Marketplace é hoje em dia uma das principais tendências dentro do comércio virtual.
O que é market place?
Uma maneira de defini-lo é afirmar que ele é um espaço em que são oferecidos para a venda bens e serviços, tanto para lojistas como para os consumidores. É como um shopping center virtual onde empresas e pessoas se unem para realizar negócios.
Mas agora que você já sabe o que é market place, vamos te apresentar detalhes essenciais sobre o Marketplace para que você conheça as suas vantagens e entenda mais sobre esta tendência.
Alguns detalhes relevantes sobre Marketplace
Hoje em dia o Marketplace já se consolidou como uma importante tendência no universo do comércio online. Segundo dados da ABComm indicam Marketplaces com 24% das compras em 2017.
É uma quantia significativa e deve ser levada em conta por quem atua ou pretende atuar no segmento do comércio online.
Uma das vantagens detectadas atualmente para este tipo de negócio, é o significativo aumento da quantidade de vendas por causa da exposição de produtos em Marketplaces que possui um grande volume de tráfego
No Brasil é possível encontrar alguns exemplos consolidados de Marketplace, entre eles o Walmart, o Mercado Livre, que já conta com uma tradição em comércio virtual na América Latina. O B2W também hoje em dia se mostra como um grande grupo de Marketplace, porque engloba canais como o Submarino, o Shoptime e a Americanas.
Um outro Marketplace que tem impulsionado as vendas de e-commerces é o CNova. Ele é especialista em criar estratégias para que seu e-commerce alcance as metas propostas e possa se destacar nesta área.
Além disso, foi uma das pioneiras a investir nesta área, começando em 2013 com o Extra e expandindo para Casas Bahia, Ponto Frio e Cdiscount.
BUY BOX NOS MARKET PLACES
Uma das características interessantes do marketplace é o BuyBox.
Quando o cliente procura algum produto e este surge como “Melhor Oferta”, ele aparece através do BuyBox, ou seja, há um posicionamento diferenciado do seu produto, colocando-o em evidência para gerar mais vendas para seu e-commerce.
Se seu produto surge no BuyBox, ele pode representar cerca de 7% a 12% do seu faturamento, tudo dependa se sua estratégia está alinhada.
Porém, não é só pelo preço que seu produto irá se destacar, há vários fatores que podem auxiliar suas vendas pelo BuyBox:
- Reputação;
- Frete
- Atendimento
Esses são importantes fatores para destacar os seus produtos nos Markteplaces. Vamos esclarecer melhor:
A reputação é essencial se você quer que seu cliente confie no seu e-commerce e gere uma compra. Quanto melhor sua reputação, mais chances de seu produto aparecer no BuyBox, por isso todos os feedbacks positivos são bem- vindos.
O Frete é um fator determinante na hora da decisão de compra, é por ele que o cliente irá saber o tempo de entrega, além disso, se seu e-commerce tiver um tempo de entrega curto e eficiente terá mais chances de se destacar no BuyBox.
Nosso último fator, mas não menos importante é o atendimento. Se seu cliente apresentou dúvidas sobre o produto, frete, entre outros, é importante responder com rapidez e educação.
Cerca de até 12 horas é o tempo aceitável para responder, se passar deste tempo determinado suas chances diminuem de aparecer no BuyBox.
Se você conseguir seguir estes fatores tenha certeza que o BuyBox irá te auxiliar a gerar mais vendas e fortalecer sua marca.
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a tendencia de Marketplace é a marca de um futuro de ontem e hoje
muito importante este site gostei tem varias dicas valeu parabéns
Muito importante este site,possui varias dicas excelentes, estão de parabéns.