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Como escolher plataforma de e-commerce do seu negócio? É um dos itens que gestores de e-commerces inexperientes mais negligenciam por não terem os conhecimentos básicos para se decidirem pela melhor plataforma. Mas afinal, como escolher a melhor plataforma de e-commerce?
Designers, sinto desapontá-los (eu também sou designer), a melhor plataforma não é a mais bonita!
Desenvolvedores, sinto desapontá-los (eu já fui front-end), a melhor plataforma não é a com código mais enxuto e com a melhor performance!
CEO’s e gerentes de e-commerce, escutem o que eu vou falar: a melhor plataforma para sua loja virtual é a que tem a melhor taxa de conversão. E essa é a primeiro métrica que você deve analisar ao escolher o sistema para sua loja online.
E quando você é pequeno ou médio, e não pode errar, talvez seja a única métrica que você deve perseguir nos primeiros 18 meses do seu negócio (Esse é o período de tempo médio em que você irá provar se vai continuar no jogo ou se fechará suas portas pois não conseguiu transformar sua loja virtual e um negócio rentável).
Bruno, se você está falando que taxa de conversão é tão importante assim, devo escolher uma plataforma que tenha as melhores taxas de conversão. É isso mesmo?
EXATAMENTE! Você captou corretamente! Não escolha sua plataforma pela beleza dela, pela quantidade de produtos que ela te permite vender, pela quantidade de pageviews, pela quantidade de visitas, mas SIM pelas ferramentas que ela tem que aumentam a sua taxa de conversão. Faça um quadro comparativo, mais ou menos assim:
Para você não perder muito seu tempo, fazendo quadros e mais quadros, vou te dar uma dica. A Multiweb já fez isso por você. Nós nos preocupamos tanto com taxa de conversão que decidimos ser a plataforma com as melhores taxas de conversão no mercado brasileiro. 😉 Queremos que os pequenos e médios e-commerces tenham taxas de conversão melhores do que os grandes players do mercado. A plataforma 1 do quadro acima é a plataforma da Multiweb.
Se você chegou até aqui e ainda está se perguntando o que é taxa de conversão, não se preocupe.
Taxa de conversão em e-commerce é:
Quantidade de pessoas que compram em seu e-commerce
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Quantidade de pessoas que visitam seu e-commerce
Se 50 pessoas compram em seu e-commerce (que tem 5.000 visitas por mês), sua taxa de conversão é 50/5.000 = 1%
Se 100 pessoas compram em seu e-commerce(que tem 5.000 visitas por mês), sua taxa de conversão é 100/5.000 = 2%
Os 2 e-commerces do exemplo, tem exatamente a mesma quantidade de visitas (5.000/mês), mas 1 fatura R$ 16.500,00 por mês e o outro R$ 33.000,00. A mágica ocorre por causa da taxa de conversão.
No mercado brasileiro, a taxa de conversão média é de 1,5%. No mercado americano essa taxa chega a 4%. As lojas virtuais nos EUA vendem 4x mais que a gente!
Ao escolher uma plataforma de e-commerce, lembre-se desse artigo: qual plataforma tem as melhores taxas de conversão do mercado?
Fiz uma lista de outros posts sobre alguns itens que estão no quadro comparativo:
- Busca no e-commerce: 10 boas práticas de busca em e-commerce
- Carrinho abandonado: O guia definitivo
- Ferramenta de Reviews e comentários
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