No mundo dos negócios altamente competitivo de hoje, é crucial para as empresas adotarem estratégias…
O Marketing vem sendo usado há décadas como uma parte estrategicamente importante para o planejamento de qualquer negócio. Normalmente, os empresários conseguem entender melhor o marketing por conta da aquisição e retenção de clientes, principalmente quando os empreendedores estão focados em resultados.
No entanto, antes mesmo de descobrir qual dessas ações é a mais efetiva para trazer resultados, é preciso conhecer melhor cada uma, para assim descobrir qual será mais eficaz para sua estratégia e para seu negócio.
Atração e aquisição de clientes
A atração é uma estratégia mais agressiva, se pensarmos em ataque, já que sua responsabilidade está em trazer novos clientes para o seu empreendimento e conseguir aumentar as vendas de produtos ou aquisição de serviços prestados. Ela serve para atrair o interesse de seu público-alvo por meio de ações que o ajudem a entender a necessidade em adquirir seus produtos de acordo com seus interesses, dificuldades e problemas.
Para conseguir atrair mais pessoas é possível realizar anúncios, marketing de conteúdo, aplicar estratégias de SEO, links patrocinados, e-books, entre outros. A complexidade está no fato de conduzir o lead em uma jornada que terá como fim a aquisição de seu produto.
Já a retenção de clientes está focada em manter os clientes já conquistados e é vista como um dos processos mais importantes em todo o planejamento de marketing. Isso porque costumamos acreditar que para ter sucesso em um empreendimento é preciso vender cada vez mais e conquistar novos clientes, mas a importância de manter o que já foi “conquistado” faz de seu negócio não apenas seguro, mas consolidado em sua área de atuação.
As estratégias de retenção estão no atendimento, ofertas exclusivas, programas de fidelização, apresentação de produtos, entre outros. É preciso lembrar que manter um cliente é mais importante, e difícil, do que conseguir um novo.
Em qual estratégia devo focar?
A dúvida mais comum aos empreendedores é qual dessas estratégias deve focar para conseguir aumentar suas vendas e sua presença no mercado. É preciso lembrar que cada ciclo diferente necessita de uma estratégica para crescer.
Por isso, vamos mostrar por meio de um gráfico como escolher entre aquisição e retenção, dependendo do ciclo de vida de sua loja.
eStarted: Diz respeito à primeira fase de qualquer loja, assim que ela é inaugurada e ainda está em busca de clientes. Por isso, o foco nesse momento é o de adquirir de clientes, só assim você conseguirá criar uma base forte.
Gaining Traction: Nesta fase você já tem alguns consumidores, mas ainda vende de forma casual. Os elementos de aquisição ainda são maiores, mas é preciso já inserir ações de retenção para que os clientes continuem a comprar e conheçam até mesmo novos serviços e produtos. Nessa fase o e-mail marketing é um dos mais conhecidos e usados.
Consistent: Suas vendas aumentam e sua base de clientes também, mas você ainda não é um gigante do mercado. Aqui é preciso um equilíbrio ainda maior entre aquisição e retenção. Os programas de fidelidade possuem mais força e os e-mails podem ser automatizados para conseguir ampliar sua base de clientes.
Established: Nesse momento já há a estabilidade necessária. Aqui os esforços de retenção passam a serem maiores e começam a superar a aquisição. Isso aumenta o tempo de vida do cliente em sua loja e faz com que você venda mais.
Well Established: Nesse momento você conseguiu conquistar o número de clientes que havia estabelecido como meta e já possui automação de alguns processos como o e-mail marketing. Por isso, nesse ponto os esforços por retenção devem ser bem maiores que os de aquisição, já que é mais fácil vender novos produtos a clientes que já conhecem sua loja.
Lembre-se que a empresa que consegue combinar retenção e aquisição terá chances maiores de conquistar o sucesso desejado. Veja esse artigo de como reter visitantes do seu site.
Gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida sobre estratégias de aquisição e retenção de clientes?
Fonte: http://bit.ly/retenção-aquisição
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