O certificado A3 é um dos mais procurados no mercado de certificações digitais. Ele é…
Você já conhece o ERP? A sigla significa Enterprise Resource Planning, ou sistema de integração de gestão empresarial, e sua função é realizar a integração de todas as informações e processos da loja virtual em um único sistema. Concentrando todos os dados operacionais em uma única ferramenta, o gestor ganha mais precisão, o que facilita as tomadas de decisão e análise dos resultados.
Que tal tirar proveito desses benefícios no seu e-commerce? Entenda agora por que integrar a plataforma da sua loja virtual ao ERP.
A integração da plataforma da loja virtual e do ERP melhora a gestão
A gestão de um e-commerce precisa ser facilitada, o que não acontece quando a equipe precisa operar duas ou mais ferramentas distintas. Administrar a plataforma de loja virtual e mais um sistema de gestão empresarial que não têm conexão entre si faz com que seus colaboradores trabalhem dobrado. As informações obtidas pela plataforma da loja on-line precisam ser migradas para o software manualmente, demandando tempo e muita atenção para não cometer erros.
Ao estabelecer uma conexão entre a plataforma e o ERP, esse trabalho é eliminado. O fluxo de informações entre as áreas da sua loja on-line passa a ser feito de forma automática, integrando contabilidade, financeiro, logística, estoque, vendas e cadastro. Dessa forma, ganha-se tempo e corre-se menos riscos com falhas humanas.
Obtendo informações com mais precisão e velocidade, o gestor consegue analisar com mais clareza os resultados do seu negócio.
A equipe foca em ações mais relevantes e fica mais produtiva
A integração entre os dois sistemas — o de gestão e a plataforma de e-commerce — faz com que determinadas tarefas sejam automatizadas. O grande benefício disso é o tempo livre de determinados funcionários, que trocam tarefas repetitivas e manuais por outras mais analíticas e produtivas.
O processamento das informações, do pedido do consumidor à entrega do produto, consegue ser feito em poucos segundos. Os sistemas permanecem atualizados e informam ao cliente os dados em tempo real a respeito do status da compra ou da entrega.
A automatização dos sistemas faz com que os problemas sejam identificados com mais facilidade, permitindo a correção quase que imediata por parte da equipe. Dessa forma, todos saem ganhando, inclusive o cliente que fica mais satisfeito.
Os demais benefícios da integração entre a plataforma e o ERP
A melhora na gestão do e-commerce e a automatização de muitos processos garantem outros benefícios para o seu e-commerce. Confira:
Economia de recursos
A complexidade da operação de um e-commerce, por vezes, provoca um alto custo para o gestor. O ERP integrado à sua plataforma de e-commerce garante a redução desses custos por meio da otimização e da automatização dos processos.
Organização nos processos
O ERP consegue padronizar os processos, os relatórios e a administração do negócio como um todo, tornando-os, dessa forma, mais organizados. Quem opera a plataforma de e-commerce passa a realizar as tarefas seguindo o padrão, diminuindo assim as chances de erro.
Decisões mais assertivas
Com as informações mais organizadas e padronizadas, fica mais fácil extrair um relatório gerencial e tomar decisões mais assertivas em cima de números reais. As chances de erro diminuem e o gestor pode exercer um papel mais analítico.
Ajuda na estratégia de marketing
Por fim, a integração entre a plataforma de e-commerce e o ERP consolida as informações que serão essenciais para a ação do time de marketing da sua loja virtual. Por meio dessa integração, pode-se criar um banco de dados com as informações dos seus consumidores e criar campanhas mais direcionadas.
Receba no seu e-mail as atualizações do nosso blog e fique por dentro das melhores soluções para e-commerce. Assine agora mesmo a nossa newsletter!
This Post Has 0 Comments