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5 dicas de logística para e-commerce

A logística do e-commerce, se não é a mais importante etapa do processo de vendas on-line, é umas das que mais pesam na opinião do consumidor na hora de escolher onde fará a sua próxima compra. Os clientes de plataforma de loja virtual levam em conta 3 quesitos básicos na hora que realizam seus desejos de consumo: preço, prazo e qualidade. Não necessariamente nessa ordem, mas é consenso que esse tripé, se bem articulado, é responsável pela fidelização.

O Brasil, por ser um país com dimensões continentais, torna a tarefa de entregar os pedidos feitos um desafio à parte. Vamos então dar 5 dicas de logística para aplicar nas vendas de um e-commerce e atingir a qualidade que o cliente precisa para que se mantenha fiel à sua loja ao menor custo.

Escolha o meio de transporte adequado

A primeira etapa resume-se em classificar cada item em faixas de peso de modo a poder identificar qual a melhor escolha de envio:

  • Aérea: capitais e regiões metropolitanas, bem como cidades que sejam polos de desenvolvimento regional e contem com aeroportos. Encomendas de até 10 kg têm um preço bem acessível.
  • Rodoviário: levando em conta a evolução das empresas de transporte rodoviário de cargas que tentam manter-se competitivas no mercado frente as empresas aéreas, existem serviços expressos que por vezes conseguem igualar os prazos do aéreo, com preços bem menores.
  • Correios: entregas pelos Correios devem ser utilizadas somente em casos que não haja rotas em empresas de logística para determinadas cidades. Os custos praticados são bem parecidos, porém, não é possível obter feedback em tempo real, causando transtornos e tornando ineficaz o contato com o cliente, que tem de aguardar até a finalização da entrega para tirar alguma conclusão.

Faça uma cotação

Existem milhares de empresas de logística no mercado extremamente interessadas em obter contratos com grandes e pequenas empresas para assim aumentar seu faturamento. Quanto mais entregas forem contratadas, menor será o custo final delas, possibilitando ampliação da sua frota, contratação de mais funcionários e estar preparada para competir com outras organizações do ramo.

Uma ação costumeira dos departamentos de logística é a realização de cotação com diversas empresas. A partir da análise da resposta das transportadoras, que colocam o menor preço viável visando ganhar a cotação e transportar todo o volume, pode-se escolher as que têm o melhor preço e a partir daí realizar visitas presenciais para confirmar a capacidade da empresa de cumprir o acordado.

Com isso, cria-se uma parceria produtiva para ambos os lados: o contratante que quer o melhor serviço/preço e a contratada que precisa manter-se como a melhor, visando ter mais e mais cargas.

Saiba solucionar os problemas de logística

Toda loja que se preze necessita de um departamento logístico atento e competente que consiga perceber pequenas falhas antes que elas se tornem problemas.

É muito comum que o setor de expedição de grandes empresas cometa algumas falhas na emissão de notas fiscais por erros no cadastro dos clientes, gerando custos de reentrega e estresses com o cliente final, que se sente lesado por não conseguir receber o que comprou.

Uma boa equipe comercial se paga por si só. Seu bom desempenho entrega ao cliente exatamente o que ele precisa: informação ágil e útil. É sempre possível ocorrer problemas, o que o cliente vai desejar é uma solução que o satisfaça ante o inconveniente.

Confira as faturas

As empresas de cargas trabalham com sistemas complexos e também realizam centenas de emissões diariamente, senão milhares, fazendo com que elas também estejam aptas a cometer erros uma vez ou outra, o que pode causar prejuízos ao cliente ao ser cobrado indevidamente. Por isso, é indispensável um setor de controladoria/rentabilidade para fazer essa conferência antes de repassar o boleto para o financeiro.

Faça uma avaliação final

Depois de vencidas todas as etapas do processo de logística do e-commerce, é importantíssimo ter organizado em gráficos e planilhas quais empresas têm o melhor custo-benefício e fazer as mudanças necessárias pelo menos uma vez a cada trimestre.

Agora você tem as dicas para melhorar e tornar mais eficiente a logística do seu e-commerce. Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de ler o nosso artigo “Logística reversa do e-commerce: políticas de troca e devolução”!

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