O mundo comercial sempre foi munido de uma série de exigências importantes dentro dos mais…
Para criar uma loja virtual de sucesso, não basta apenas escolher uma excelente plataforma para servir de base. A etapa de desenvolvimento do e-commerce é mais uma entre as várias que compõem o planejamento para a criação de uma loja virtual.
Antes de abrir qualquer negócio — seja ele virtual ou não —, é importante que seja feito um planejamento efetivo, com estudo de mercado, análise de tendências e outras informações, para que as decisões sejam tomadas com base em dados corretos.
Pensando nisso, no post de hoje, listamos o passo a passo do que não pode faltar no planejamento da criação de uma loja virtual. Acompanhe agora!
Estudo de mercado
Este é o primeiro passo no planejamento da criação de uma loja virtual. Aqui, você vai verificar se o seu modelo de negócio é, ou não, viável dentro da conjuntura atual do comércio eletrônico.
Levante quem são os seus concorrentes, qual é o posicionamento de mercado deles, quais são os diferenciais e vantagens praticados por eles, entre outras informações que podem comparar a sua pretensão de negócio com aquilo que o mercado já pratica. É dessa forma que você saberá como se destacar.
Análise das tendências
Nesta etapa, basta olhar para fora. Como as pessoas estão se comportando diante do mercado virtual? E como esse mercado está reagindo? Ao identificar as tendências do comércio eletrônico — como, por exemplo, a valorização do conteúdo explicativo dos produtos, a necessidade de se ter uma versão mobile para a loja e a grande oferta de meios de pagamento —, você consegue ter uma visão mais clara de como poderá desenvolver a sua própria loja online.
Escolha da plataforma
Em meio às inúmeras opções e preços diferentes, a escolha da plataforma para a loja online deverá ser feita com bastante cautela. Etapa crucial do projeto, é essa escolha que vai influenciar diretamente em todo o funcionamento do e-commerce.
Entre as opções, é possível alugar uma plataforma pronta e customizá-la no próprio site do revendedor. Você também pode criar a loja com as suas respectivas necessidades, usando uma plataforma conhecida e confiável como a Loja Virtual Magento. Ou, então, que tal criar sua própria plataforma? Esta opção, entretanto, pode gerar um custo bastante alto.
Planejamento da logística
O planejamento da logística deve ser bastante criterioso — ela, afinal, influencia diretamente na fidelização dos clientes. Leve em consideração as formas de entrega, as empresas parceiras, o controle de estoque, as formas como serão feitas a separação e a expedição dos produtos, os prazos de entrega, os valores dos fretes e a definição dos métodos de acompanhamento dos pedidos. Tudo isso deve estar alinhado e organizado, para que o produto chegue ao cliente sem obstáculos.
Sistemas de pagamento e segurança
A definição dos sistemas de pagamento para a sua loja deve ser benéfica — tanto para você quanto para os seus consumidores. Por isso, escolha aquele que for menos burocrático para ambas as partes, e que forneça para o cliente a maior quantidade de formas de pagamento. Atente-se ao fato de que, quanto menor for a quantidade de formas de pagamento oferecidas, mais limitado o consumidor estará para comprar.
E quando falamos em dinheiro, precisamos garantir que essas transações sejam seguras. O sistema de segurança da sua loja virtual deve ter uma boa reputação no mercado e, além disso, fornecer análises constantes de segurança antifraude.
Planejamento de marketing
O planejamento de marketing digital do seu e-commerce deve envolver SEO — para otimizar a busca dos seus produtos pelo Google —, remarketing, análise de comportamento dos consumidores da loja e e-mail marketing, entre outras estratégias para que você tenha o gás necessário para atrair e fidelizar os consumidores.
Back office
Todo o time que trabalha em uma loja virtual deve ser capacitado para mantê-la em pleno funcionamento. Portanto, a capacitação da equipe não pode ficar de fora do seu planejamento. Muitas ações de marketing e manutenções necessitarão de pessoal com profundos conhecimentos, para que possam ser postas em prática nos momentos em que forem acionados.
Agora, você está pronto para começar a montar sua loja virtual! Animado para colocar a mão na massa? Então, aproveite para conferir também nosso post sobre as vantagens da loja virtual em relação à loja física!
This Post Has 0 Comments