Criar conteúdo digital é uma estratégia diferente da publicidade tradicional porque essa prática trabalha com…
O comércio virtual caiu no “gosto” dos empreendedores, até mesmo aqueles mais tradicionais já se renderam as potencialidades que uma loja virtual pode trazer para as finanças – ainda mais com todas as funcionalidades de uma. Mas você deve estar se perguntando: será que em meio a uma economia instável o comércio varejista virtual não vai apresentar uma queda no seu ritmo de crescimento? E a resposta é: NÃO.
A tendência dos negócios virtuais é que este ano o país movimente neste setor, estimadamente, 56,8 bilhões de reais, 18% a mais do que no ano passado, segundo Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Fantástico, não é? E nunca foi tão importante ter uma loja virtual antes. Está convencido?
Se você já tem certeza que montar uma loja virtual é rentável, que tal conferir algumas funcionalidades essenciais que não podem ficar fora do seu comércio digital? Acompanhe nosso post de hoje!
Funcionalidades que sua loja virtual precisa ter
1. Opção de checkout transparente e em um único passo (one step checkout)
No processo de finalização da compra o cliente passará pelo checkout, que consiste na realização do cadastro, pagamento de frete e impostos e outras informações para o cálculo final e fechamento da compra. A opção de checkout transparente e em um único passo (one step checkout) é essencial para aumentar as taxas de conversão em vendas da sua loja virtual, além de reduzir os famosos ‘carrinhos abandonados’. A dica aqui é que tudo seja feito em uma única tela, sem levar o usuário a outros caminhos que acabem fazendo-o desistir antes mesmo de finalizar a compra.
2. Utilização de SEO
Se você deseja liderar o topo nos rankings dos dispositivos de buscas, sua loja virtual precisa dispor de recursos para facilitar as estratégias de SEO e melhorar a otimização dos resultados de busca. Via de regra, além das URLs amigáveis, sua loja virtual deve ter páginas bem formatadas, controle dos títulos, edição de meta tags únicas e redirecionamento de links, que possam ser indexadas nos mecanismos de busca. Google Analytics, Google Site Maps e programas de links patrocinados podem lhe ajudar a ter um maior controle.
3. Carrinho abandonado
Entender o que leva o cliente a abandonar o carrinho na sua loja virtual é o primeiro passo para alcançar o sucesso no aumento das conversões. Segundo a empresa de análise de dados Fireclick, em torno de 63% dos carrinhos são abandonados nas lojas virtuais, indicando que pelo menos 6 de cada 10 pessoas que já estão na etapa do processo de finalização da compra desistem de levar o produto.
Mas algumas estratégias podem ser utilizadas para diminuir o abandono do carrinho e reverter em potenciais compradores:
- Fretes gratuitos a partir de um determinado valor
- Descontos progressivos para outras compras
- Cupons de desconto
- E-mail marketing lembrando do carrinho abandonado e da possibilidade de concluir a compra com alguns benefícios, como frete gratuito ou outras vantagens
Não deixe ver o nosso Guia definitivo do Carrinho Abandonado
4. Integração com ferramentas para o envio de e-mail marketing
Se você quer saber como aumentar suas vendas na sua loja virtual: invista em ações de marketing. Além de serem ótimas formas de estreitar relações com seus clientes, a integração com ferramentas para o envio de e-mail marketing possibilita que seu e-commerce tenha uma base de dados sólida sobre o perfil dos seus usuários, o que permite que recebam ações da sua loja virtual focadas no que realmente eles procuram na internet.
5. Cross-selling e Up-selling
Sabe aquele produto que foi sugerido pela loja virtual durante a sua compra ou mesmo um similar (porém, mais caro) aquele que você estava procurando? Pois bem, o cross-selling e o up-selling são excelentes opções de aumentar a taxa de conversão em vendas. De forma geral, o primeiro oferece um produto complementar e o segundo um produto similar, porém mais completo (e mais caro) ao que o cliente. Estas opções, além de excelentes conversões em vendas, podem, inclusive, aumentar o ticket médio em sua loja. A aplicação pode ser durante a compra ou pós-compra, através do e-mail marketing.
Aplicando estas dicas de funcionalidades na sua loja virtual você pode impulsionar as vendas, fidelizar ainda mais os antigos clientes e reter novos ao seu negócio, e ainda se livrar do terrível ‘abandono de carrinho’. Que tal assinar nossa newsletter e continuar recebendo nossas novidades?
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muito bom o artigo