Criar conteúdo digital é uma estratégia diferente da publicidade tradicional porque essa prática trabalha com…
O blog corporativo é uma das melhores estratégias de marketing digital disponíveis na web. Sites e redes sociais, apesar de essenciais para um bom relacionamento das empresas com seus clientes, nem sempre conseguem suprir todas as demandas do seu público. Por isso, muitas marcas apostam nos blogs como um canal de comunicação alternativo e complementar das páginas oficiais.
Quando o assunto é presença digital, os blogs corporativos se mostram grandes aliados para a imagem das empresas, melhorando o relacionamento com o público e até mesmo aumentando o número de vendas. Essa ferramenta, além de agregar as informações mais importantes sobre a marca, produtos e serviços, permite que este conteúdo seja divulgado de forma mais flexível e interativa.
O blog corporativo fornece às empresas a possibilidade de manter seu público atualizado com novidades internas, fornecer conteúdo relevante para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, indicar serviços, promoções e demais informações relevantes sobre o mercado de atuação do seu negócio. Essa produção constante estimula os clientes a tomarem decisões e, consequentemente, melhoram os resultados e a imagem da empresa no mercado.
Os blogs se tornaram, portanto, um reflexo da identidade da marca, responsáveis por ampliar cada vez mais a interação empresa-público. Os principais benefícios de ter um blog corporativo são:
Promover novidades, serviços e produtos
O blog corporativo mantém seus clientes informados e envolvidos nas ações da marca de forma eficiente e econômica. Afinal, essa ferramenta permite divulgar todos os tipos de novidades para o seu público-alvo, como lançamentos de produtos, melhorias nos serviços, notícias da empresa, eventos, promoções, campanhas, entre outros.
Imagem positiva e posicionamento online
Mais do que um provedor de notícias da sua empresa, o blog corporativo deve ser também um canal de informação sobre o mercado no qual a sua marca atua. Essa estratégia de marketing de conteúdo reforça a imagem da empresa como referência daquele setor e aumenta a confiança e a admiração dos clientes pela marca.
Aumento do número de acessos nas páginas oficiais
Combinar site, blog e redes sociais é uma das formas mais eficientes de manter sua empresa ativa no mercado e popularizar sua presença nas plataformas digitais. Ter um blog associado às páginas oficiais é uma excelente maneira de atrair mais fluxo para o site e demais mídias da sua marca.
O blog corporativo também dispensa preocupações com a otimização de sites: afinal, a própria plataforma utilizada para criar os blog, o WordPress, já oferece recursos gratuitos de otimização para o Google.
Ao incluir um blog corporativo no seu site comercial, sua empresa passa a dispor de um canal de comunicação e vendas ao qual o Google concede alto valor. Dessa forma, as atualizações do seu blog começam a aparecer em destaque no Google sempre que seu conteúdo for atualizado.
Diálogo com o consumidor
Através do blog corporativo é possível aprimorar o relacionamento e desenvolver um diálogo ainda mais próximo entre empresa e consumidor, fator que contribui para o conhecimento do público-alvo e para a elaboração de estratégias mais direcionadas.
Os comentários, número de visualizações e compartilhamento das publicações também permitem avaliar o que seus clientes pensam sobre os assuntos abordados nas postagens do seu blog. Esse feedback direto é uma ótima ferramenta para corrigir ou impulsionar ações com mais precisão e rapidez.
Como em toda ação em marketing digital, agora cabe a você analisar o público-alvo da sua empresa e decidir se o blog corporativo é uma ferramenta interessante para o seu negócio. Avalie que tipos de conteúdo que sua empresa pode trabalhar e confira os resultados!
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