Fotos são um fator crucial na taxa de conversão de seu e-commerce. Mas não adianta…
Quer aumentar suas vendas on-line? Pergunta tola realmente – todo mundo faz. No entanto, é incrível quantos e-commerces omitem alguns dos processos de otimização mais básicos que ajudam a impulsionar as conversões e a rentabilidade.
A usabilidade da busca é uma das áreas-chave que, se não totalmente otimizada, fará com que os visitantes rapidamente pulem para um concorrente, onde é mais fácil encontrar o que eles querem.
Lembre-se da última vez que você visitou uma loja virtual. O que você fez? Eu sou capaz de apostar que você:
- Digitou no Google um produto
- Entrou no site
- E caso o produto não tenha sido o que você visitou, você fez uma busca ao invés de navegar pelo menu do site
Um relatório da eConsultancy aponta que apenas 15% das empresas têm dedicado recursos para otimizar a experiência de busca em seu e-commerce, enquanto 42% ignoram o assunto por completo.
Ao seguir as 10 melhores práticas de busca de sites de comércio eletrônico detalhadas. Você pode melhorar sua funcionalidade de busca interna e a capacidade de encontrar produtos. Isso tornará sua loja virtual mais mais de usar e “pegajosa”, garantindo que os visitantes localizem rapidamente os produtos que eles querem, e isso acabará por aumentar as vendas.
Vamos primeiro dar uma olhada nas razões para se concentrar nas melhores práticas de busca do site como uma das primeiras etapas de otimização a serem tomadas. Então eu vou entrar nas dez ações que você pode começar a tomar agora para melhorar a “searchability” em seu próprio site.
Por que otimizar sua busca interna do site?
Não há grandes revelações aqui. Você deve prestar atenção ao motor de busca do seu e-commerce simplesmente porque as pessoas o usam e eles esperam ver a busca em sua loja.
Minha experiência pessoal com clientes diz assim – e é completamente apoiado por dados de grandes consultorias de marketing na Internet. E é provável que se torne ainda mais importante com mais compras sendo feitas a partir de dispositivos móveis.
O que você faria se você não pudesse encontrar o que você queria em uma loja de tijolos e argamassa real? Você pediria a um assistente de vendas, não é? Se ninguém estava lá para ajudá-lo, provavelmente sairia…
Bem, na ausência de um assistente de vendas, o motor de busca do site está lá para apontar o caminho. Assim como o cliente está SEMPRE certo no assunto tijolos e argamassa, o mesmo se aplica em comércio online – e você deve sempre olhar para atender e superar suas expectativas.
A eConsultancy descobriu que 30% dos visitantes usarão a caixa de busca interna do site para procurar produtos. O relatório observou que a funcionalidade de busca otimizada melhora as conversões e as vendas por várias razões:
- Isso leva a um maior uso do site
- Oferece uma melhor experiência geral para o usuário
- Isso resulta em mais visitas de retorno
- Melhora a retenção e fidelização de clientes
- Melhora a marca
A EConsultancy também relata que, de 21 sites verificados, em todos, exceto um caso, a receita média gerada a partir da pesquisa no site foi significativamente maior do que as pessoas que realizam buscas no site do que aqueles que não realizaram.
ConversionXL alega que o aumento do nível de “intenção de compra” fornecido por aqueles que usam a pesquisa no site pode resultar em conversões até 5-6X acima do visitante médio de busca não-site .
Como mencionado, eu tenho visto essas mesmas tendências com meus clientes. A usabilidade da busca melhorou consistentemente as taxas de conversão. Abaixo estão as taxas de conversão para visitas sem e, em seguida, com uso de busca de e-commerce na empresa Bfyne.
Isso é uma taxa de conversão de 9.05% para aqueles usuários que buscaram, ao contrário de 0,44% para aqueles que não fizeram uma busca: uma diferença enorme, eu estou certo que você concorda totalmente!
Pouco antes de começar a ajudar você a melhorar seus números, vamos dar uma rápida olhada no porquê você tem a oportunidade de se destacar da multidão …
Muitos sites de comércio eletrônico estão fazendo errado
Apesar de ter mais sites que queiram melhorar sua busca no site e faturamento com o tipo de números impressionantes que você vê acima, muitos não estão seguindo as melhores práticas de pesquisa de sites de comércio eletrônico. Eles estão errados, e isso apresenta uma oportunidade para colocar sua loja para além dos concorrentes.
Um relatório intitulado “O estado atual da busca nos e-commerces” , baseado em um grande estudo realizado pelo Baymard Institute, identificou-se 60 diretrizes de usabilidade para design e lógica de busca de comércio eletrônico.
O relatório detalha as seguintes estatísticas surpreendentes:
- 16% dos sites de comércio eletrônico não suportam a pesquisa por nome de produto ou número de modelo, apesar destes detalhes aparecerem na página do produto.
- 18% dos sites não fornecem resultados úteis quando o usuário digita apenas um único caractere incorreto no nome do produto.
- 70% dos sites exigem que os usuários pesquisem pelo jargão exato para o tipo de produto que o site usa.
- Pesquisas com símbolos e abreviações não são suportadas por 60% dos sites de comércio eletrônico.
- Sugestões de preenchimento automático são encontradas em 82% dos sites de comércio eletrônico, mas 36% deles fazem mais mal do que bem.
- Somente 34% permitem aos usuários iterar facilmente em sua consulta preenchendo-a previamente no campo de pesquisa na página de resultados.
Você verá muitos desses itens abordadas na seção de melhores práticas em busca, abaixo … vamos entrar nele!
Melhores práticas de busca em e-commerce
Uma caixa de pesquisa está tudo bem e bom … mas seus esforços de otimização precisam se estender um pouco além disso. Você não deseja apenas fornecer a funcionalidade de pesquisar; Você deseja oferecer aos usuários a melhor experiência de pesquisa possível.
As dez dicas a seguir irão ajudá-lo a detalhar o que realmente funciona …
Posicionamento proeminente e design com boa usabilidade
Não esconda a caixa de pesquisa no canto inferior esquerdo ao lado do endereço comercial. A primeira regra aqui é que deve ser fácil de encontrar, então coloque-a proeminente para os visitantes do site para ver, logo que entram.
As métricas padrão de design de sites de e-commerce dizem que os usuários esperam encontrar a caixa de pesquisa do site no canto superior direito ou superior da tela. Isso deve estar na seção de cabeçalho de sua loja e visível em todas as páginas.
Veja este exemplo para o Next UK. Frente e à esquerda do centro! Não há nenhuma falta quando você entra.
Observe que alguns usuários não estão familiarizados com o ícone da lupa que às vezes é usado para representar uma caixa de pesquisa. Mostre a caixa inteira, inclua a palavra “Pesquisar” ou “IR” no botão ao lado dele, e permitir uma entrada de pelo menos 30 caracteres na caixa. NÃO como este:
Quanto mais óbvio, melhor. Não há nada a ser ganho se afastar a busca ou disfarçá-la.
Você pode até experimentar um texto mais criativo em sua caixa de busca que sugira seus termos de pesquisa mais comuns.
Encontre os termos de pesquisa mais usados no seu relatório do Google Analytics. Em seguida, adicione estes termos como sugestões na sua caixa de pesquisa.
Permita pesquisa em páginas de resultados
A segunda diretriz é simples, mas importante que alguns sites perdem. Ao incluir o que o usuário digitou novamente na caixa de pesquisa quando você retorna os resultados da pesquisa, você torna a vida muito mais fácil para o usuário.
Os usuários podem alterar rapidamente sua pesquisa, adicionando mais detalhes ou alterando parte das descrições do produto, sem precisar digitar tudo novamente. Você pode até colocar o cursor na caixa de entrada pronta para digitar. Não se pode deixar de enfatizar que os usuários de mobile precisam especialmente do processo de compra o mais fácil possível para eles; Isso ajuda você a fazer isso. Veja como a Amazon faz:
Tenha cuidado com a pesquisa de escopo
A maioria das lojas online tem categorias de produtos. Em vestuário, pode ser do sexo masculino / feminino categorias para tops, calças, sapatos etc. Pesquisa por escopo permite aos usuários pesquisar dentro de uma seção de categoria específica de sua loja através de um menu dropdown – um pouco como navegar dentro de um corredor específico em um supermercado.
Isso pode ser benéfico se os clientes estão apenas navegando, mas também pode acabar reduzindo suas chances de encontrar o que eles originalmente querem comprar. Os produtos certos podem realmente ser mais difíceis de encontrar, como explicado aqui .
Geralmente, é melhor fornecer aos usuários a opção de filtrar pesquisas na página de resultados, em vez de usar a pesquisa com escopo imediatamente. Depois de digitar a pesquisa inicial, eles podem escolher entre uma série de links para pesquisar em qualquer categoria ou subcategoria de produtos. Incluindo o número de produtos em cada categoria dando aos usuários mais informações valiosas.
Veja como Zara faz isso em seu menu à esquerda.
Ofereça autocompletar
Incluir opções de preenchimento automático na sua caixa de busca é outra maneira eficaz de tornar a pesquisa mais fácil para seus usuários. Ao contrário da pesquisa com escopo, ela não limita a pesquisa a uma categoria, mas simplesmente simplifica o preenchimento da caixa de pesquisa.
Usando autocompletar você pode selecionar a partir de um menu suspenso das sugestões mais comuns para o que você está procurando, conforme abaixo.
Permitir erros com autocorreção
Aceite que seus clientes cometam erros e faça erros de ortografia. Isso acontece a qualquer momento e em qualquer lugar, mas como estamos cada vez mais “mobile”, isso provavelmente vai se tornar ainda mais comum.
Alguns sites mostram uma página sem resultados que não leva o usuário a lugar algum e provavelmente os frustra. Em vez disso, por que não oferecer uma opção de autocorreção se eles escreverem incorretamente ou cometerem um erro de digitação? Bem como reduzir o fator de incômodo, ele confere a confiança de que seu site é um pouco mais esperto do que a média.
O que você deve fazer se realmente não há resultados a serem exibidos? Certifique-se de lidar com ele um pouco mais graciosa e criativamente do que uma página de mensagem ‘NO RESULTS FOUND’ ou ‘404’. Talvez tente algumas sugestões alternativas ou adicione um pouco de humor, por exemplo.
A NEXT UK faz da seguinte forma, com várias opções para que o usuário não fique frustrado ou confuso.
Fornecer resultados sinónimo
É improvável que seus clientes descrevam seu produto exatamente da mesma maneira que você. Então você precisa permitir isso, tornando o seu motor de busca do site de comércio eletrônico inteligente. Ter uma ferramenta com controle de sinônimo para que, por exemplo, caso o cliente digite “camiseta de homens” outros também serão sugeridos por exemplo, dessa forma “regata de homens”.
Dessa forma, os clientes sempre encontrarão o que eles estão procurando. Confira este exemplo com fones de ouvido. Uns procuram earphones, outros podem procurar in-ear headphones.
Fornecer buscas multilíngues
Este é outro ponto simples que muitos sites não conseguem fazer. Limitar o seu público-alvo, permitindo apenas a pesquisa em no seu idioma, especialmente para grandes lojas. A pesquisa multilíngüe atende a uma audiência mais global, e não só torna mais provável que os clientes encontrem os produtos que eles querem, mas também mostra que você está pensando “globalmente”. Este pode ser um bônus importante para sua marca.
Fornecer opções de ‘exibição em grade’ e ‘exibição em lista’
Não há dois compradores iguais! As pessoas visualizam e respondem às informações de forma diferente, portanto, fornecer aos seus clientes algumas opções básicas também ajudará na experiência do usuário.
Um caso em questão é como exibir os produtos que os clientes pesquisam. A maioria das lojas inclui uma “vista de lista”, mas algumas lojas também oferecem aos seus clientes a opção de visualizar produtos pesquisados na formação da grade, conforme abaixo:
Fornecer classificação facetada nos resultados de pesquisa
Outra ótima ferramenta para tornar os resultados de pesquisa mais fáceis para o usuário é a exibição facetada. Isso permite aos usuários classificar seus resultados por critérios específicos, como relevância, preço, bestsellers, o que é mais recente, e assim por diante.
Depois de digitar uma pesquisa, a página de resultados contém a opção “ORDENAR POR” ou “ORDEM POR”. É aí que os clientes podem especificar preferências de como eles querem resultados exibidos, em vez de como a loja gostaria de exibi-los.
De acordo com o Instituto Baymard , apenas 10 por cento dos sites estão ativamente abordando esta questão. Veja a loja da Extenso Máquinas, como isso foi trabalhado:
Permitir pesquisas salvas
Pesquisas salvas são uma excelente ferramenta para usuários em sites mais complexos. Simplifica o processo de pesquisa de produtos, permitindo que os usuários efetivamente compile uma lista de produtos que eles estão interessados, fornecendo uma referência fácil para mais tarde na sessão ou para visitas futuras.
Vamos ver como Accessorize UK, a partir de sua página de resultados, oferece a chance de adicionar qualquer produto que os clientes clicam em uma lista de desejos:
Manutenção de um desempenho de pesquisa de site interno de alta conversão
As dicas acima irão melhorar a “searchability” de sua loja. A maioria das grandes lojas precisa ter como objetivo não apenas criar uma experiência de pesquisa boa, mas também “wow” seus clientes com um desempenho rápido, do início ao fim.
Isto é onde sua equipe de tecnologia pode realmente demonstrar sua proeza na criação de um motor de busca de site de comércio eletrônico de alto desempenho. Pergunte aos responsáveis:
- Quantas buscas simultâneas são suportadas?
- Qual é o maior número possível de fontes?
- Qual é o tamanho do repositório de dados?
Essas respostas vão determinar se sua plataforma tem um motor de busca que pode satisfazer as necessidades de sua base de clientes.
Últimas linhas: melhore constantemente a experiência do cliente para aumentar as vendas
A melhoria das conversões é possível apenas prestando mais atenção à sua busca da sua loja virtual e aplicando práticas recomendadas de busca em e-commerce, como as descritas acima.
Mas a chave está em tomar a ação que outros sites não estão tomando. Para seu site se destacar não basta ter bons produtos; Trata-se, além de bons produtos, de fornecer a melhor experiência do usuário – e os requisitos para isso estão sempre mudando.
Assim como há dez anos a pesquisa de comércio eletrônico exigia certas características para os usuários de PC, agora é necessário um novo conjunto de recursos para usuários móveis. Simplificar o processo de seleção e compra de produtos é uma forma de arte que as lojas devem investir tempo e esforço no aperfeiçoamento.
Isto, naturalmente, envolve a navegação fácil, menus grandes, chamadas desobstruídas à ação, páginas de produto completas, botões claros e assim por diante, assim como a busca. Mas a busca é um componente vital para fazer o correto, como eConsultancy coloca aqui:
“Quando usado por compradores com a intenção de encontrar o produto “certo “, a pesquisa tem um peso enorme em termos de vendas e conversões.”
Por “conversões” lembre-se que estamos falando de aumento da rentabilidade; Não estamos falando de reduzir o preço de tudo em sua loja para aumentar as conversões. Faz muito mais sentido manter os preços iguais e focar em melhorar a experiência do usuário.
Espero que sua plataforma de e-commerce tenha todas as boas práticas acima. Caso queira conversar sobre essas e outras características importantes em uma plataforma, entre em contato.
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